Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Síria: Trezentos locais de património danificados

Mais de três anos de guerra provocam estragos.
Lusa 23 de Dezembro de 2014 às 09:18
Os estragos são avultados na Síria. O património foi afetado
Os estragos são avultados na Síria. O património foi afetado FOTO: Bassam Khabieh/Reuters

Perto de 300 locais classificados como património cultural na Síria foram destruídos, danificados ou saqueados durante os mais de três anos de guerra, nomeadamente em Alepo e Palmyra, segundo um relatório da ONU baseado em imagens de satélite.

"Regiões como Alepo, cujo povoado remonta a 7.000 anos, Damasco, Krak dos Cavaleiros (Castelo dos Cavaleiros, fortificação militar), Raqa e Palmyra sofreram elevados estragos", informou esta terça-feira o Instituto das Nações Unidas para a formação e pesquisa (Unitar).

Graças ao seu Programa operacional para aplicações por satélite (Unosat), este instituto analisou 18 zonas, onde detetou 290 locais diretamente afetados.

Destes, 24 foram destruídos, 104 sofreram elevados estragos, 84 ficaram parcialmente danificados e 77 foram provavelmente afetados.

"Esta análise é um testemunho alarmante dos estragos que continuam a afetar o enorme património cultural da Síria", sublinhou a Unitar.

"Os esforços nacionais e internacionais para a proteção destas zonas deviam ser redobrados para salvar tanto quanto possível este importante património da Humanidade", acrescentou o instituto.

Entre as 18 zonas citadas, seis estão inscritas no património mundial da UNESCO.

Síria património guerra
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)