Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Sismos sacodem ilha de Sumatra

Dois sismos de magnitudes 6,3 e 6,0 na escala aberta de Richter atingiram esta terça-feira a ilha indonésia de Sumatra, causando a morte a pelo menos 70 pessoas e um número indeterminado de feridos, que estão a sobrelotar vários hospitais. Centenas de edifícios foram arrasados.
6 de Março de 2007 às 08:17
O primeiro abalo ocorreu cerca das 10h49 (03h49 em Lisboa), com epicentro localizado a 50 quilómetros de Padang, na costa ocidental da ilha, cerca de 930 quilómetros de Jacarta, tendo sido sentido em Singapura, onde alguns edifícios foram evacuados, e na vizinha Malásia, mas sem registo de vítimas, segundo o Instituto nacional de Geofísica norte-americano. Duas horas depois a terra voltou a tremer, provavelmente uma réplica do primeiro sismo, e provocou o pânico.
Na memória ficou o tsunami de 26 de Dezembro de 2004 gerado por um terramoto de 9.3 na escala de Richter, ao norte de Sumatra, que atingiu o Sudeste Asiático matando mais de 230 mil pessoas, em onze países, 170 mil das quais na Indonésia, um dos mais populosos do Mundo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)