Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Sócrates está orgulhoso com investimento do IKEA

O primeiro-ministro considerou este sábado o investimento de 135 milhões de euros do IKEA em Paços de Ferreira como “um dos mais emblemáticos”, afirmando que “vai mudar a face empresarial da região”.
21 de Abril de 2007 às 15:21
Sócrates esteve presente em Paços de Ferreira
Sócrates esteve presente em Paços de Ferreira FOTO: d.r.
A burocracia normalmente existente nos processos de licenciamento costuma atrasar os processos. No entanto, este constituiu uma excepção já que decorreu apenas um ano entre o anúncio do investimento e a sua concretização. “Muito dificilmente haveria outro país no mundo com condições para, num ano, permitir que a construção se iniciasse”, afirmou José Sócrates, salientando que a celeridade é “um motivo de orgulho para a máquina administrativa” e “um sinal para os empreendedores”.
A escolha de Paços de Ferreira para a localização da unidade fabril não é um acaso. Sócrates justifica que esta foi possível devido ao investimento público na região a nível aeroportuário, rodoviário e ainda portuário. “A região coloca-se hoje bem na comparação com outras regiões com maiores índices de riqueza”, declarou.
Sócrates marcou presença na cerimónia de assinatura de um memorando de entendimento para a criação da Academia Internacional do Mobiliário. No seu discurso, falou ainda para os empresários da região: “O sector significa hoje muito da nossa economia e precisa de muita inovação, marketing e capacidade de gestão, e a Academia destina-se a colocar aqui a massa cinzenta do imobiliário.
Manuel Pinho também esteve presente na cerimónia e reiterou as afirmações de Sócrates. O titular da pasta da Economia sublinhou o aumento do emprego no sector em de dois por cento, desde 2000, e ainda o aumento das exportações nesta área. No futuro, Pinho espera que as exportações da fábrica do IKEA possam aumentar os valores da exportação em 25 por cento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)