Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Sócrates passa testemunho à Eslovénia

A menos de dez dias do final oficial da presidência portuguesa da União Europeia, José Sócrates, presidente em exercício, vai passar este sábado à Eslovénia o testemunho, oferecendo-lhe, de forma simbólica, um astrolábio.
22 de Dezembro de 2007 às 14:10
“Portugal orgulha-se de ter estado na linha da frente deste alargamento e de poder passar o testemunho à Eslovénia, país que entrou agora neste espaço”, declarou Sócrates, durante a cerimónia de alargamento do espaço Schengen, que decorreu na zona fronteiriça deste país com a Itália, em Skofije/Rabuiese.
As prioridades da presidência eslovena já estão delineadas. Janez Jansa, primeiro-ministro esloveno, e que recebe de Sócrates o cargo de presidente em exercício da UE, deverá cumprir o último terço do programa desenhado em conjunto com a Alemanha e Portugal.
“Não sei qual será a prioridade da Eslovénia, mas no programa conjunto está a revisão do novo ciclo da agenda de Lisboa”, lembrou Sócrates, salientando que Portugal fez “um bom trabalho”, que poderá ser desenvolvido nos próximos seis meses.
“Tenho a certeza que a Eslovénia estará à altura de desempenhar a sua primeira presidência da UE”, sublinhou o presidente em exercício cessante.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)