Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

SOLANA NEGA CONTACTOS COM HAMAS

O alto representante da UE para a política Externa e de Segurança Comum ( PESC), Javier Solana negou, esta quinta-feira, ter mantido “encontros ou contactos” com o grupo radical palestiniano, Hamas, depois do espanhol ter dado uma entrevista à BBC onde supostamente deu a entender a existência de contactos com o grupo terrorista.
25 de Novembro de 2004 às 15:03
“Não foram encontros longos. Simplesmente queríamos transmitir uma mensagem da comunidade internacional e alertar para o facto de que, se querem ajudar os palestinianos, deveriam abandonar a violência e converterem-se a um partido político”, afirmou Javier Solana à TV britânica.
Horas mais tarde, a porta-voz do responsável pelo assuntos externos da UE desmentiu a informação, dizendo que “ em nenhum momento, o Alto Representante, nem tão pouco o seu gabinete, mantiveram contactos directos com o Hamas nem com qualquer outra organização que apareça na lista terrorista da União Europeia”.
O porta-voz sublinhou ainda que, na entrevista, as referências por parte da BBC a “contactos ou encontros” com o grupo terrorista, referem-se na realidade a “sinais e impressões” que foram transmitidos a Solana e que foram recolhidos por governos.
Recorde-se que o grupo radical palestiniano Hamas está incluído na lista das organizações terroristas da UE.
Ver comentários