Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Soldados disparam sobre multidão no Afeganistão

Um grupo de soldados norte-americanos disparou, esta segunda-feira, sobre uma multidão em fúria que rodeou os veículos militares em que seguia após um acidente rodoviário ocorrido numa estrada a norte da capital afegã, Cabul.
29 de Maio de 2006 às 12:02
Soldados disparam sobre multidão no Afeganistão
Soldados disparam sobre multidão no Afeganistão FOTO: Reuters
De acordo com testemunhas citadas pelas agências noticiosas internacionais, os disparos efectuados pelos militares dos EUA causaram pelo menos sete mortos e várias dezenas de feridos, acabando por motivar uma gigantesca onda de protestos.
O incidente ocorreu no distrito de Sarai Shamali, a norte de Cabul, quando um veículo que seguia integrado numa coluna militar, que se dirigia desde Bagram (onde está situada a principal base norte-americana no Afeganistão) para a capital afegã, chocou com outras viaturas.
As testemunhas citadas pelas agências noticiosas referem que o veículo militar chocou com pelo menos três automóveis, após o que ficou bloqueado, tendo sido rodeado por civis afegãos, que começaram a lançar pedras aos soldados, que responderam a tiro.
Um comunicado do Exército norte-americano refere que a coluna de veículos militares foi atacada por uma multidão em fúria que lançou pedras depois de um camião ter chocado com vários carros, causando pelo menos um morto.
Ainda segundo este comunicado, elementos da Polícia afegã que prestam assistência às tropas norte-americanas também abriram fogo sobre a multidão, pelo que não é claro quem foi responsável pelas mortes registadas.
ATAQUE MATA REBELDES TALIBAN
Também esta segunda-feira, um ataque lançado pela aviação norte-americana matou mais de meia centena de rebeldes taliban no sul do Afeganistão, revelou uma fonte governamental da província de Helmand.
Amir Mohammad Akhundzada, vice-governador provincial, precisou que o ataque ocorreu no distrito de Kajaki, tendo sido atingida uma mesquita onde estava a decorrer um encontro dos rebeldes. A informação ainda não foi confirmada pelo Exército norte-americano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)