Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

SONDA NORTE-AMERICANA ATERRA EM MARTE

Ao fim de uma viagem de sete meses, a sonda espacial da NASA "Spirit" aterrou em Marte. O aparelho enviou o seu primeiro sinal às 04h52, hora portuguesa, e as primeiras imagens de Marte foram vistas poucas horas depois.
4 de Janeiro de 2004 às 11:46
Depois de ter percorrido 487 milhões de quilómetros, a "Spirit" superou todos os obstáculos do complicado processo “de aterragem” e comunicou a sua chegada ao controlo da missão, em Pasadena (Califórnia).
As imagens, com uma boa definição e que mostram uma parte do robot diante de um grande rochedo, puderam ser observadas nos écrans da sala de controlo da missão na cidade de Pasadena, na Califórnia.
A sonda "Spirit", à semelhança da sua nave gémea "Opportunity" - cuja chegada está prevista para o próximo dia 24 -, está equipada com um importante arsenal de instrumentos científicos e um veículo todo-terreno de seis rodas que vai percorrer a superfície marciana para retirar amostras e realizar análises. O objectivo é tentar perceber se alguma vez existiu água em Marte e se, porventura, ainda resta alguma reserva desse líquido no planeta.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)