Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

SUPER-BOMBARDEIROS VOLTAM AO IRAQUE

Dois super-bombardeiros norte-americanos B-52 partiram esta manhã de uma base aérea britânica, naquilo que se prevê que seja mais um ataque em massa das tropas liadas no Iraque. Tal como aconteceu na passada sexta-feira os aparelhos deverão lançar a sua carga destruidora sobre território iraquiano ao final da tarde.
23 de Março de 2003 às 12:56
O Ministério da Defesa do Reino Unido não confirmou o a informação de que dois B-52 descolaram esta manhã da Base de Fairford, em Glaucestershire.

O B-52 é uma das mais poderosas armas da Força Aérea norte-americana e também uma das mais antigas, celebrando 50 anos de actividade no próximo ano. Com 60 metros de envergadura de asas e com os seus quatro motores duplos (ver Forças Americanas, na área Forças em Acção), esta Fortaleza Estratosférica tem um enorme raio de acção e voa a altitudes que o tornam quase intocável. A estes trunfos de manobra junta-se a sua grande capacidade de carga de munição, sendo capaz de transportar até 20 mísseis de cruzeiro num só voo.

Os norte-americanos usaram o B-52 com efeitos devastadores na Guerra do Vietname e fizeram-no também na Primeira Guerra do Golfo (1991), na qual esta arma foi uma das principais responsáveis pelo quebrar da resistência dos elementos de elite da Guarda Republicana iraquiana.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)