Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Super tufão Hagupit ganha força ao aproximar-se das Filipinas

Tempestade move-se a uma velocidade na ordem dos 13 quilómetros por hora.
Lusa 5 de Dezembro de 2014 às 07:59
O tufão obrigou já à evacuação massiva nas ilhas de Leyte e de Samar
O tufão obrigou já à evacuação massiva nas ilhas de Leyte e de Samar FOTO: Francis R. Malasig/EPA

O super tufão Hagupit, com ventos sustentados de 287 quilómetros por hora e rajadas de até 351, continua a ganhar força enquanto se aproxima da região central das Filipinas, que há um ano foi devastada pelo tufão Haiyan.

A tempestade move-se a uma velocidade na ordem dos 13 quilómetros por hora, segundo o Centro de Alerta de Tufões dos Estados Unidos, pelo que deverá tocar terra no próximo domingo na zona que ainda se está a recuperar da passagem do Haiyan.

O Hagupit, descrito pela Agência Meteorológica do Japão, como um tufão "violento", obrigou já à evacuação massiva nas ilhas de Leyte e de Samar, as quais deverão ser mais afetadas pelo tufão e foram as que mais sofreram há um ano.

Em Tacloban, morreram quase metade das 6.300 vítimas do Haiyan, iniciou-se a retirada de cerca de 78 mil pessoas, ainda que muitos dos centros de abrigo não tenham sido restaurados, escreve o diário Inquirer.

Entre as pessoas a retirar da zona encontram-se as 1.700 famílias que no ano passado ficaram sem casa e prosseguem a sua vida em casas temporárias construídas pelo Governo filipino.

Enquanto as autoridades locais de Tacloban asseguram estar a preparar mais de 31 mil pacotes de alimentos, os residentes da cidade acodem em massa aos supermercados e têm esvaziado as prateleiras com receio de que a cidade fique novamente destruída.

Centro de Alerta de Tufões dos Estados Unidos Filipinas Agência Meteorológica do Japão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)