Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Técnica condenada por transfusões de sangue fatais

Homem de 63 anos morreu após transfusões na Clínica da Santo António, na Amadora.
2 de Dezembro de 2016 às 12:52
A carregar o vídeo ...
Técnica condenada por transfusões de sangue fatais
Foi condenada a cinco meses de prisão com pena suspensa por um ano a técnica responsável por fazer uma transfusão de sangue com o tipo sanguíneo errado a um homem de 63 anos que acabou por morrer.

Oito transfusões de sangue errado foram fatais para Luís Oliveira, 63 anos, reformado dos CTT. A vítima estava internada, a 11 de dezembro de 2011, na Clínica de Santo António, na Amadora, quando após uma operação ao joelho recebeu transfusões de sangue de um grupo que não era o seu.

A família considerou esta decisão injusta e relatou à CMTV a conternação sofrida nos últimos 5 anos, em que o caso esteve em julgamento. "Não é justo que se mate um pessoa e apanhe cinco meses de pena suspensa. Para mim há mais culpados que não foram julgados. Os médicos são tão culpados quanto a técnica", afirma Maria Preciosa, viúva de Luís Oliveira.

A operação que Luís Oliveira ia fazer era para colocar uma prótese no joelho. Depois da operação foi necessário fazer transfusões de sangue, que acabaram por ser fatais pelo facto de o sangue dado ao paciente não ser do seu grupo sanguíneo. 

Segundo esclarecimentos dados à família na altura da morte de Luís Oliveira, no quarto estava outro doente, de apelido Oliveira, que respondeu à chamada referente a Luís Oliveira para a recolha de sangue. Daí o engano de uma das enfermeiras. De acordo com o documento que a família enviou para a PGR, "no decurso da operação e pós-operatório foram realizados tratamentos, incompatíveis com o doente, que o colocaram num estado de saúde próximo de morte, perspetivando-se a sua morte, pelas erros e errados tratamentos realizados". A vítima, depois transferida, acabou por morrer no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, quando a clínica se apercebeu do erro médico.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)