Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Temperaturas mínimas baixam entre 2 a 6 graus

Massa de ar frio do norte da Europa vai chegar às regiões mais a sul.
Lusa 5 de Dezembro de 2014 às 07:19
A queda acentuada de temperatura pode causar "riscos sérios ou letais para a saúde"
A queda acentuada de temperatura pode causar 'riscos sérios ou letais para a saúde' FOTO: Bruno Colaço

As temperaturas mínimas poderão descer entre dois a seis graus Celsius, entre esta sexta-feira e sábado, em todo o país devido a uma massa de ar frio, disse à agência Lusa o meteorologista Bruno Café.

"O IPMA prevê para hoje e amanhã [sábado] uma descida da temperatura mínima que pode chegar aos seis graus, dependendo da região do país. Nas regiões do interior norte e centro podem ser mais baixas", adiantou o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Bruno Café, a descida das temperaturas mínimas deve-se a uma massa de ar frio do norte da Europa, que vai chegar às regiões mais a sul.

"Contudo, as temperaturas são normais para esta altura do ano", salientou.

Conjunto de alertas

No que diz respeito às temperaturas máximas, indicou Bruno Café, "estas não vão sofrer grandes alterações, rondando na generalidade do território do continente 12 a 15 graus, podendo ser um bocadinho mais baixas nas regiões do interior norte e centro".

Por causa do frio, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) emitiu na quinta-feira um conjunto de alertas sobre os cuidados a ter com o frio, avisando que crianças e idosos são os grupos particularmente vulneráveis.

Tendo em conta a previsão de queda acentuada de temperatura nos próximos dias, o INEM recorda que a exposição a baixas temperaturas, no interior ou exterior, pode causar "riscos sérios ou letais para a saúde".

Mesmo dentro de casa, o INEM avisa que é necessário ter cuidados na utilização de lareiras e outros sistemas de aquecimento, uma vez que aumenta o risco de incêndio e de intoxicação por monóxido de carbono.

Bruno Café Instituto Português do Mar e da Atmosfera meteorologia frio
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)