Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Tempestade deixa sul da Austrália sem eletricidade

Temporal causado por sistema de baixa pressão atmosférica afeta o país.
29 de Setembro de 2016 às 07:33
Zona sul da Austrália continua a recuperar do temporal
Zona sul da Austrália continua a recuperar do temporal FOTO: Reuters
O estado da Austrália do Sul espera esta quinta-feira novas tempestades, enquanto ainda recupera do temporal, com fortes ventos e relâmpagos, que deixou a região sem eletricidade, informam os 'media' locais.

Um sistema de baixa pressão atmosférica afeta esta zona do país que, na quarta-feira, foi golpeada por ventos de até 140 quilómetros por hora que derrubaram duas dezenas de torres de eletricidade e mais de 80 mil raios que atingiram geradores.

Os serviços meteorológicos preveem que as condições se repitam hoje naquele estado, onde 75 mil das 900 mil habitações continuavam sem energia elétrica esta manhã, indicou o chefe do Governo da Austrália do Sul, Jay Weatherill, em conferência de imprensa.

As autoridades conseguiram restabelecer na noite de quarta-feira o fornecimento de eletricidade na área metropolitana de Adelaide, capital estatal, mas advertiram que no norte do estado o apagão pode durar ainda vários dias.

A tempestade provocou aguaceiros fortes que levaram os serviços de emergência a emitir um alerta devido ao risco de inundações em várias zonas daquele estado, incluindo Adelaide.
Austrália do Sul Jay Weatherill Adelaide acidentes e desastres meteorologia desastres meteorológicos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)