Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Tentativa de assassinar autor de caricatura

Várias pessoas foram detidas na Dinamarca, suspeitas de prepararem um atentado contra um dos doze caricaturistas do maior jornal diário dinamarquês, o 'Jyllands-Posten', que em Setembro de 2005 publicou as controversas caricaturas de Maomé.
12 de Fevereiro de 2008 às 10:05
De acordo com o jornal, os suspeitos, de nacionalidade e identidade desconhecidas, planeavam assassinar Kurt Westergaard, de 73 anos. Este caricaturista alvo de ameaças desenhou o cartoon que gerou mais controvérsia, no qual é mostrada a cabeça do profeta Maomé com um turbante em forma de bomba.
Num comunicado difundido esta terça-feira, o chefe dos serviços secretos dinamarqueses (PET) revela que foi lançada, às 04h30 locais (03h30 em Lisboa), uma operação policial na região de Aarhus, no centro do país, para evitar um assassínio ligado a terrorismo. A operação desencadeada esta madrugada, acrescentou, seguiu-se a uma longa investigação realizada pelos PET.
Recorde-se que a publicação das caricaturas sobre Maomé suscitaram uma onda de protestos violentos entre a comunidade muçulmana, em Fevereiro de 2006, contra a Dinamarca e o jornal envolvido. Desde então, Kurt Westergaard e a mulher têm vivido com uma apertada vigilância policial e foram obrigados a mudar várias vezes de casa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)