Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

TGV: Audição de ministros aprovada

A audição parlamentar dos ministros das Obras Públicas, Mário Lino, e do Ambiente, Nunes Correia, para esclarecer as alegadas pressões para alterar pareceres sobre traçados do TGV foi esta terça-feira aprovada por unanimidade.
12 de Fevereiro de 2008 às 15:24
Os requerimentos foram interpostos pelo PCP e BE e mereceram a aprovação de todos os partidos. Na votação, o deputado socialista Miguel Coelho sublinhou ser “importante que o Governo tenha a oportunidade de responder a todas as dúvidas que se colocam”.
O pedido de audição surgiu depois de há duas semanas ter sido tornado público a existência de alegadas “pressões” por parte da CCDR Centro para técnicos superiores alterassem o parecer que determinava inviáveis todos os traçados propostos pela RAVE para a Ligação Ferroviária de Alta Velocidade, entre Alcobaça e Pombal.
As mesmas notícias deram ainda conta do afastamento compulsivo dos técnicos em causa da comissão de avaliação do projecto.
“A ser verdade que a CCDR emitiu, numa primeira fase, um parecer técnico desfavorável a todas as alternativas apresentadas para o traçado, e a ser verdade que depois foi apresentado um ‘parecer adicional’ que acabou por resultar na decisão favorável do Ministério do Ambiente a um dos traçados propostos, então estamos perante um processo de contornos políticos e administrativos da maior gravidade”, podia-se ler no requerimento apresentado pelo PCP.
A deputada Helena Pinto, do BE, corroborou a posição apresentada pela bancada comunista, considerando que “é fundamental importância que a Assembleia da República não deixe passar a situação em branco”, pois tais situações contribuem para o “clima de promiscuidade e corrupção que existe no país”.
Neste processo, o ministro do Ambiente já negou a existência de pressões políticas.
De acordo com os requerimentos, serão também ouvidos em sede de comissão parlamentar o presidente e vice-presidente da CCDR Centro, o presidente da RAVE e o presidente da Autoridade de Avaliação de Impacte Ambiental.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)