Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Tiroteio provoca mortos em Cabul

Pelo menos dois homens morreram na sequência de um tiroteio com elementos das forças de segurança em Cabul, capital do Afeganistão, onde decorrem esta quinta-feira eleições presidenciais e provinciais.
20 de Agosto de 2009 às 09:17
Tiroteio provoca mortos em Cabul
Tiroteio provoca mortos em Cabul FOTO: Reuters

De acordo com fontes oficiais, também ocorreram três ataques com explosivos no Norte e Sul do país, atribuídos aos rebeldes taliban, que ameaçaram pôr em causa o acto eleitoral.

Ao início do dia, o presidente afegão, Hamid Karzai, foi o primeiro a votar, sob fortes medidas de segurança, numa assembleia de voto no centro de Cabul.

Cerca de 17 milhões de afegãos são hoje chamados a escolher o novo presidente do país e os representantes das 34 províncias naquelas que são as segundas eleições presidenciais e provinciais desde a queda do regime taliban, em 2001.

Hamid Karzai, obrigado a fazer alianças apontadas como polémicas com elementos mais radicais, é o favorito à vitória, com as sondagens a atribuírem-lhe 44 por cento das intenções de voto, um resultado que, a verificar-se, obrigará a uma segunda volta eleitoral.

O porta-voz da Comissão Eleitoral já admitiu que a participação nestas eleições possa atingir os 50 por cento, apesar do clima de medo que rodeia o acto eleitoral, com os rebeldes a ameaçarem perpetrar atentados.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)