Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Todos no combate à exclusão social

O Presidente da República lançou esta segunda-feira um apelo à sociedade civil para que se mobilize num combate contra a exclusão social. Para Cavaco Silva, este “flagelo é um peso na consciência colectiva”, cujo combate é da responsabilidade de todos.
29 de Maio de 2006 às 15:06
Todos no combate à exclusão social
Todos no combate à exclusão social FOTO: Arquivo CM
No âmbito da sua iniciativa "Roteiro pela Inclusão", que começou esta manhã em Alcoutim, no distrito de Faro, o presidente aludiu aos imensos exemplos de voluntariado existentes em todo o País, para apelar a uma mobilização da sociedade civil contra a exclusão social.
Para Cavaco, não se deve confiar apenas no Estado para resolver estes problemas, sendo necessário apostar também no trabalho desenvolvido pelas instituições de solidariedade social, misericórdias e voluntariado, cujos exemplos mencionou.
“Há muita coisa que se pode fazer", defendeu o presidente, referindo o trabalho que está ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Alcoutim no apoio social à população, nomeadamente no que diz respeito ao combate ao isolamento e ao combate ao alcoolismo.
A escolha de Alcoutim como ponto de partida para a iniciativa presidencial foi explicada como a necessidade de chamar a atenção para um Algarve que fica longe das praias e do Turismo, que fica longe do outro Algarve, mais conhecido.
“Alcoutim é um dos concelhos mais extensos do nosso país, um dos concelhos mais envelhecidos, e também um dos mais pobres de Portugal, daí o interesse em conhecer algumas experiências que aqui estão em marcha”, assinalou Cavaco Silva.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)