Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Seis distritos em alerta laranja

Portalegre, Évora e Beja com máximas acima dos 40ºC.
28 de Junho de 2015 às 08:41
O IPMA aconselha a evitar a exposição ao sol e recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar
O IPMA aconselha a evitar a exposição ao sol e recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar FOTO: Miguel Vidal/Reuters

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este domingo sob aviso laranja seis distritos de Portugal continental devido à "persistência de valores elevados da temperatura máxima".

Segundo informação disponível no 'site' do IPMA estão sob aviso laranja os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

Os distritos de Bragança e Guarda vão estar sob aviso laranja até às 20h00 de terça-feira, enquanto os de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja ficam sob o mesmo aviso até às 20h00 de segunda-feira.


As temperaturas máximas previstas para este domingo são 33 graus celsius em Lisboa, 31 em Faro, 23 no Porto, 25 no Funchal e 24 em Ponta Delgada.

Risco extremo de radiação UV
A ilha da Madeira apresenta este domingo risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e as restantes regiões de Portugal Continental estão com risco muito alto, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo informação disponível no 'site' do IPMA, as ilhas de S. Miguel e Santa Maria também apresentam risco muito alto de exposição à radiação UV.

O IPMA aconselha para as regiões com níveis extremos que se evite o mais possível a exposição ao sol, enquanto para os distritos com níveis muito altos recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Previsão meteorológica
Também devido ao tempo quente estão sob aviso amarelo os distrito de Vila Real, Viseu, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro. Na Madeira, estão igualmente sob aviso amarelo a ilha do Porto Santo e a costa norte da ilha, refere o IPMA.


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para este domingo tempo quente com céu geralmente limpo, apresentando períodosde maior nebulosidade até meio da manhã no litoral da regiãoNorte. O vento estará em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e durante a tarde.

Para os Açores, no grupo ocidental, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, e períodos de chuva fraca a partir da noite, passando a aguaceiros fracos. No grupo central, as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca. No grupo oriental estão previstos períodos de céu muito nublado, com abertas ao longo do dia.


Para a Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas zonas montanhosas e nas vertentes sul.

Portugal risco radiação UV
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)