Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Trabalhador morre na barragem do Tua

Vítima terá sido projetada "30 metros".
12 de Maio de 2015 às 09:21
acidente de trabalho, bolacha
acidente de trabalho, bolacha FOTO: Nuno Costa

Um homem de 26 anos morreu esta terça-feira na sequência de um acidente de trabalho, na Barragem de Foz Tua, concelho de Alijó, disseram à Lusa fontes da GNR e dos bombeiros.

O alerta para o acidente foi dado às 06h15. Para o local foram mobilizados os bombeiros de Alijó, o INEM e a GNR.

António Fontinha, dos bombeiros de Alijó, referiu que a vítima estava a trabalhar na obra de construção da construção da Barragem de Foz Tua quando terá sido projetada "cerca de 30 metros", em circunstâncias que ainda estão a ser apuradas.

No local está a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) a fazer a averiguação das causas do acidente.

O trabalhador foi vítima de uma queda provocada pelo embate de um balde de betonagem num contentor, disse fonte da EDP, que adiantou estar a decorrer um inquérito interno.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a EDP lamentou o "acidente com uma vítima mortal ocorrido na última madrugada", e que levou à suspensão da frente de trabalhos onde este ocorreu, designadamente na zona de betonagem da bacia de dissipação.

Aberto inquérito

O trabalhador tinha 26 anos e era natural de Sanfins do Douro, concelho de Alijó, distrito de Vila Real. A empresa explicou que a queda do trabalhador, do consórcio construtor Mota Engil/Somague/MSF, "foi provocada pelo embate de um balde de betonagem num contentor".

Adiantou que já iniciou um inquérito interno para determinar as causas.

A EDP referiu ainda que se aguardam agora os resultados da investigação em curso por parte da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Já em janeiro de 2012, uma derrocada nas obras da barragem de Foz Tua provocou a morte de três trabalhadores.

No mês a seguir, em fevereiro, um rebentamento que deu origem a um deslizamento de pedras e terras provocou ferimentos em quatro trabalhadores.

A Barragem de Foz Tua está em construção entre os concelhos de Alijó, distrito de Vila Real, e Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança.

Neste momento, trabalham na obra 1.050 trabalhadores.

Barragem de Foz Tua Alijó GNR INEM acidente trabalho
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)