Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Três dias de luto nacional pelo Papa

O Presidente da República, Jorge Sampaio, e o primeiro-ministro, José Sócrates, apresentaram ontem condolências à Igreja Católica e aos católicos portugueses pela morte de João Paulo II.
3 de Abril de 2005 às 00:18
Jorge Sampaio
Jorge Sampaio
ONDA DE EMOÇÃO EM PORTUGAL
AFECTO POR PORTUGAL (Jorge Sampaio)
O Presidente da República, que vai estar nas cerimónias fúnebres, evocou o Papa como “uma das figuras mais marcantes da História contemporânea” e agradeceu-lhe o pelo seu afecto a Portugal, em particular a Fátima.
AO LADO DOS POBRES (José Sócrates)
O primeiro-ministro decretou três dias de luto nacional por João Paulo II, que considerou “amigo de Portugal”. Segundo Sócrates, o Papa recuperou a doutrina social da Igreja e esteve “sempre do lado dos pobres e desfavorecidos”.
MOMENTO SERENO (D. José Policarpo)
O Cardeal Patriarca de Lisboa considerou a morte de João Paulo “um momento sereno, mas de certo modo profundo na vida da Igreja”. Confessou que se sentiu uma profunda comunhão com ele”. O Patriarca revelou que parte terça-feira para Roma.
SUPERIOR À SUA MORTE (Jaime Gama)
O Presidente da Assembleia da República considerou que o Pontificado de João Paulo II superior à sua morte pela mensagem que deixou ao Mundo. Anunciou que a Assembleia “vai consagrar um momento de reflexão para exprimir o seu pesar”.
PROFUNDA TRISTEZA (Durão Barroso)
O presidente da Comissão Europeia manifestou “profunda tristeza” e recordou “papel essencial” de João Paulo II. “Fica na história como alguém que liderou o progresso das ideias de liberdade e democracia na Europa”, observou.
FIGURA ÍMPAR PELA VIDA (Santana Lopes)
O presidente do PSD evocou a “figura ímpar que lutou pela Vida, pela Paz e pelos mais desfavorecidos”, recordando ainda “a bênção e privilégio de ser recebido no Vaticano, quando, já marcado pela doença, ainda nos olhava com um sorriso”.
PAPA PROGRESSISTA (Mário Soares)
"Era um Papa muito progressista, que fez muito pela paz. Destacou-se a sua luta pela liberdade e questões sociais."
LUTA PELA PAZ (Pires de Lima)
"Foi e é a maior imagem do mundo de convicção na luta pela Paz, dignidade humana e pelos valores espirituais."
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)