Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Três explosões junto de complexo residencial no norte da Arábia Saudita

Os três projéteis foram lançados do Iraque. A Arábia Saudita partilha uma fronteira de 800 quilómetros com este país.
8 de Julho de 2014 às 00:03

As autoridades sauditas informaram na segunda-feira que três projéteis explodiram na sua região de Arar, próxima da fronteira com o Iraque, onde militantes sunitas têm estado a realizar uma ofensiva.

Um porta-voz dos guardas de fronteira disse que "três projéteis explodiram perto de um complexo residencial na zona fronteiriça do norte, sem causar vítimas", acrescentando que estava em curso um inquérito para determinar a origem dos disparos. Em novembro, o grupo xiita iraquiano pró-iraniano Jaish al-Mukhtar reivindicou ter disparado seis morteiros para uma zona remota do nordeste saudita como um "aviso" ao reino.

A sunita Arábia saudita tem tido relações tensas com o governo iraquiano, liderado pelos xiitas. Riade acusou o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, de ter criado as condições para a ofensiva dos militantes sunitas de junho, por ter marginalizado a minoria sunita árabe no Iraque. Maliki, por seu turno, acusou o reino petrolífero de apoiar o "terrorismo" no seu país, cuja população é maioritariamente xiita.

Internacional três explosões complexo residencial norte Arábia Saudita
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)