Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Tribunal confirma proibição de manifestações republicanas

O Tribunal Superior de Justiça de Madrid (TSJM) confirmou a proibição da realização na quinta-feira de várias manifestações a favor de um referendo sobre o modelo de Estado em Espanha e contra a monarquia.
18 de Junho de 2014 às 18:46

A decisão, conhecida esta quarta feira, confirma assim a deliberação da Delegação do Governo em Madrid que proibiu quatro manifestações e concentrações considerando que são incompatíveis com o dispositivo de segurança mobilizado para a proclamação de Felipe VI como rei.

Cristina Cifuentes, delegada do Governo, explicou que durante esse dia não serão permitidas quaisquer manifestações ou concentrações no eixo central da capital. Segundo Cifuentes, autorizar mobilizações contra a monarquia nesse dia representaria alterações de ordem pública com os consequentes riscos, pelo que foram proibidas duas manifestações e duas concentrações.

A Polícia espanhola recebeu instruções para confiscar bandeiras ou outros símbolos republicanos que possam ser exibidos no percurso que Felipe VI e Letizia percorrerão pelo centro da capital, por considerar que isso poder ser visto como uma provocação a quem esteja a assistir ao desfile. "Em nenhum caso se deterá qualquer pessoa pelo simples facto de ter uma bandeira republicana, exceto se provocar distúrbios, desobedecer aos agentes ou resistir", explicam fontes policiais.

Tribunal Superior de Justiça de Madrid Cristina Cifuentes manifestações proibição
Ver comentários