Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Tropas israelitas entram na Faixa de Gaza

O Exército israelita lançou na madrugada desta quarta-feira uma megaoperação no sul da Faixa de Gaza, para tentar resgatar o soldado sequestrado no passado domingo por um comando de militantes palestinianos.
28 de Junho de 2006 às 08:32
Uma das pontes destruídas pela aviação israelita
Uma das pontes destruídas pela aviação israelita FOTO: Reuters
Esta primeira operação militar terrestre em grande escala desde que o Exército israelita retirou da Faixa de Gaza no passado mês de Setembro, após 38 anos de ocupação, teve como principal alvo a cidade de Rafah, para onde avançaram os tanques israelitas.
A primeira fase da ofensiva foi o bombardeamento aéreo de uma ponte que liga a cidade de Gaza com a zona sul da Faixa de Gaza, para impedir que o soldado sequestrado, Gilad Shilat, seja transferido para outro local. Com o mesmo objectivo, foram destruídas outras duas pontes.
Foi ainda atacada pela aviação israelita uma central eléctrica, o que deixou a cidade de Gaza e várias zonas costeiras da Faixa de Gaza às escuras, numa tentativa de pressionar o Governo palestiniano, chefiado por Ismail Haniya, a conseguir a libertação do soldado israelita.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)