Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Trump já tem conselheiro de segurança

Presidente eleito convida ex-diretor dos serviços secretos militares para o cargo.
Lusa 18 de Novembro de 2016 às 04:02
Michael Flynn, antigo diretor dos serviços sercretos militares
Michael Flynn, antigo diretor dos serviços sercretos militares FOTO: EPA

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou o general reformado Michael Flynn, antigo diretor dos serviços sercretos militares, para ocupar o cargo de conselheiro nacional de segurança, avança a agência de notícias Associated Press (AP).

Flynn tem vindo a aconselhar Trump sobre matérias de segurança nacional há vários meses. Como conselheiro para assuntos de segurança, o general trabalharia na Casa Branca e teria acesso frequente ao Presidente. O cargo não necessita de aprovação do Senado.

À AP, uma fonte próxima de Trump que avançou o convite e pediu anonimato, não indicou se Flynn aceitou o cargo.

Flynn, que completa 58 anos em dezembro, reformou-se em 2014, quando deixou a agência de informações militares dos EUA, e tem criticado Barack Obama e o Pentágono, opondo-se à abordagem da administração em matérias internacionais e na luta contra o Estado Islâmico.

O general instou Washington a trabalhar de forma mais próxima com a Rússia, uma posição também defendida por Trump.

No ano passado, viajou para Moscovo, onde se juntou ao Presidente Vladimir Putin e a outros dirigentes numa celebração na RT, um canal televisivo russo. Mais tarde, explicou que tinha sido pago para participar no evento, mas afastou preocupações com a possibilidade de poder estar a ajudar a máquina de propaganda russa.

Trump é inexperiente em termos de política externa e as suas decisões em termos de segurança nacional estão a ser observadas de perto pelos aliados dos Estados Unidos e pelos seus adversários.

Estados Unidos Donald Trump Associated Press Michael Flynn Casa Branca política governo (sistema)
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)