Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Trump "pisca o olho" a acordo comercial com o Reino Unido

Declarações surgem num momento em que o 'Brexit' se encontra num impasse político no Parlamento britânico.
Lusa 14 de Março de 2019 às 13:44
Donald Trump
trump donald
Donald Trump
trump donald
Donald Trump
trump donald

O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse esta quinta-feira ver enorme potencial num acordo comercial com o Reino Unido, no momento em que o 'Brexit' se encontra num impasse político no Parlamento britânico.

"O meu Governo está pronto para negociar um grande acordo comercial com o Reino Unido. O potencial é ilimitado!", escreveu Donald Trump, esta quinta-feira, na sua página de Twitter.

A proposta de Trump agrada aos defensores do "Brexit duro", que defendem a definição de uma nova agenda de parcerias comerciais fora da União Europeia, após o "divórcio" com Bruxelas.

Por outro lado, o Presidente dos EUA, em 2018, já tinha criticado a proposta de acordo que a primeira-ministra britânica, Theresa May, tentou negociar com a União Europeia, para o 'Brexit'.

Trump considera que esse acordo colocaria muitas limitações a uma relação comercial bilateral entre os EUA e o Reino Unido, pelo que sempre foi partidário de que o Governo britânico optasse por um "Brexit duro", cortando amarras com a União Europeia.

Numa entrevista ao jornal britânico The Sun, durante a sua primeira visita oficial a Londres, Trump criticou a forma como Theresa May estava a fazer cedências a Bruxelas, prejudicando os interesses dos britânicos, e disse que ele teria negociado o acordo de "maneira muito diferente".

Depois de ter rejeitado um acordo com Bruxelas, na terça-feira, e de ter rejeitado uma saída sem acordo, na quarta-feira, o Parlamento britânico vota hoje, ao final da tarde, um possível adiamento da saída do Reino Unido da União Europeia.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)