Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Tsvangirai de regresso ao Zimbabué

O líder da oposição zimbabuena, Morgan Tsvangirai, regressou este sábado ao seu país, seis semanas depois de ter abandonado o Zimbabué.
24 de Maio de 2008 às 11:49
Morgan Tsvangirai
Morgan Tsvangirai FOTO: D.R.

Tsvangirai, líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), mostrou-se na manhã de hoje, no aeroporto de Joanesburgo, confiante e entusiasmado com o seu regresso ao Zimbabué, afirmando não temer qualquer atentado contra a sua vida.

O último adiamento deste retorno deveu-se a uma alegada 'tentativa de assassínio' denunciada pelo responsável do seu partido.

Entre as razões invocadas para a sua ausência, a principal deveu-se à falta de segurança, depois de o seu partido ter denunciado a morte de cerca de 40 militantes assassinados pelos partidários de Mugabe e acusado o Governo de levar a cabo uma campanha de violência e intimidação para conseguir mais votos na segunda eleição.

Durante o tempo que esteve fora, o líder do MDC realizou um périplo por vários países da região, chamando à atenção para a situação irregular no Zimbabué.

Recorde-se que Morgan Tsvangirai, que venceu as eleições presidenciais zimbabuenas de 29 de Março mas sem maioria, volta a defrontar o presidente Robert Mugabe na segunda volta do escrutínio no próximo dia 27 de Junho.

Ver comentários