A luta diária de Augustine contra um tumor raro no cérebro está a comover milhares de franceses e também muitos lusodescendentes, que desde há quase dois meses acompanham o sofrimento da menina de quatro anos através da internet.
A braços com uma doença que não conheciam, os pais da menina criaram, no Facebook, a página ‘Wonder Augustine’. Além de manter a família - grande parte a viver em Guimarães - a par do estado de saúde de Augustine, a página, que já chamou a atenção da imprensa francesa, pretende sensibilizar os internautas para a falta de investimento na investigação das doenças raras.
Diagnosticada no início de agosto com um Glioma Pontino Difuso - tumor situado dentro do tronco cerebral e, por isso, inoperável - a menina, filha do casal de lusodescendentes Pauline Desplanque e Tanguy Bourdon, está desde então internada num hospital de Lille, com prognóstico reservado: não fala, não vê e não consegue caminhar.
Confrontados com a doença, os familiares mais próximos de Augustine têm-se desdobrado em contactos para conseguir apoios. Filipe Teixeira, primo da mãe de Augustine e que vive em Guimarães, é um dos impulsionadores da causa em Portugal.
"O apoio que podemos dar à distância é na divulgação da doença e mostrar a urgência na investigação", afirma.
Filipe lembra que há, na página da internet, formas de ajudar os pais de Augustine, que têm outro filho, com um ano.