Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

TURQUIA ABRE ESPAÇO AÉREO

A Turquia autorizou esta tarde a passagem das forças militares norte-americanas no seu espaço aéreo, segundo anunciou o ministro da Defesa turco, Vecdi Gonul. As negociações entre Ancara e Washington prosseguem esta noite.
21 de Março de 2003 às 19:46
O anúncio oficial da abertura do espaço aéreo turco às força aliadas, por parte do ministro da Defesa, surge depois de intensas negociações entre Ancara e Washington.

Ao início da tarde de hoje uma fonte oficial do ministério dos Negócios Estrangeiros turco, citada pela agência noticiosa Reuters, afirmou que a Turquia ainda não havia dado autorização para a abertura do espaço aéreo. Esta informação contrariava a noticia difundida na quinta-feira, pelos media turcos, que anunciava que Ancara decidira abrir o seu espaço aéreo, permitindo a circulação de aparelhos militares norte-americanos, no âmbito das operações de ataque ao Iraque.

Washington espera com esta autorização facilitar as operações de ataque ao Iraque, aliviando as forças destacadas no sul daquele território. A abertura do espaço aéreo turco vai permitir aos aviões de guerra norte-americanos sobrevoar o território por forma executar uma invasão ao Iraque pela sua fronteira Norte.

Vecdi Gonul adiantou que as negociações entre Ancara e Washington prosseguem esta noite, na sequência de um pedido da Turquia para enviar as suas forças armadas para a região norte do Iraque. Um comunicado oficial refere que esta medida torna-se necessária para evitar ataques das guerrilhas curdas e prevenir o afluxo de refugiados.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)