Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Turquia quer operação da NATO concluída até ao fim do ano

Ministro da Defesa turco considera que o objetivo da missão no Egeu já foi concluído.
28 de Outubro de 2016 às 14:15
Fikri Isik, ministro da Defesa da Turquia
Fikri Isik, ministro da Defesa da Turquia FOTO: Reuters
A Turquia quer que a missão da NATO no Mar Egeu seja concluída "até ao fim do ano" porque já "atingiu o seu objetivo", defendeu na quinta-feira o ministro da Defesa turco, citado hoje pela imprensa turca.

"Na nossa opinião, não são necessárias forças da NATO no Egeu", disse Fikri Isik à imprensa na quinta-feira, depois de uma reunião em Bruxelas com ministros da Defesa de outros membros da Aliança Atlântica.

"Era uma missão temporária e o objetivo foi atingido. Não há razão para prolongá-la", prosseguiu o ministro, citado pela agência Anadolu.

O ministro referia-se à missão lançada em fevereiro pela NATO para ajudar a controlar o fluxo de migrantes e refugiados que atravessam o Egeu para chegar à Grécia.

A missão, que envolve vários navios de guerra, foi pedida pela Alemanha, Grécia e Turquia.

Isik assegurou que a Turquia mantém o compromisso quanto ao controlo do fluxo de migrantes e defendeu que a missão da NATO deve terminar "até ao fim do ano".

Quase um milhão de pessoas, em fuga da guerra, da pobreza e de perseguições, chegou em 2015 às ilhas gregas, num movimento humano considerado a mais grave crise migratória na Europa desde a II Guerra Mundial.

O número de chegadas à Grécia diminuiu consideravelmente em 2016, graças nomeadamente a um acordo assinado entre a União Europeia e a Turquia em vigor desde março.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)