Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Turquia fechou fronteira com a Síria

Milhares de pessoas fogem de Aleppo.
Lusa 5 de Fevereiro de 2016 às 08:14
Milhares de pessoas tentam escapar à ofensiva do regime de Damasco em torno de Aleppo
Milhares de pessoas tentam escapar à ofensiva do regime de Damasco em torno de Aleppo FOTO: Reuters

A fronteira da Turquia com a Síria foi fechada esta sexta-feira a sul da cidade turca de Kilis, com milhares de pessoas concentradas do lado sírio para tentar escapar à ofensiva do regime de Damasco em torno de Aleppo.

Segundo um jornalista da agência AFP, a situação estava calma no posto fronteiriço turco de Oncupinar, em frente à cidade síria de Bab al-Aslam, onde ninguém foi autorizado a entrar ou sair de território turco desde o início do dia de hoje.

Nenhum fluxo de refugiados era visível a partir da Turquia.

Somente alguns veículos da polícia turca estavam estacionados ao longo corredor protegido que faz de 'fronteira' em terra de ninguém entre os dois países, constatou a AFP no local.

Segundo o governo turco e o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), dezenas de milhares de civis deixaram a cidade de Aleppo, alvo desde segunda-feira de uma vasta ofensiva do exército do Presidente sírio, Bashar al-Assad, apoiada por intensos bombardeamentos da aviação da Rússia, seu principal aliado.

"Atualmente, há 10.000 novos refugiados à espera à porta de Kilis por causa dos bombardeamentos aéreos e dos ataques contra Aleppo. Entre 60.000 e 70.000 pessoas estão a deslocar-se a partir dos acampamentos do norte de Aleppo em direção à Turquia", afirmou na quinta-feira o primeiro-ministro turco Ahmet Davutoglu, em declarações proferidas em Londres.

Turquia Síria fronteira Aleppo distúrbios guerras e conflitos diplomacia conflito armado
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)