Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

TV lusófona aguarda ‘sim’ de Dilma

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, disse esta terça-feira, à margem da apresentação de três novos projectos da RTP para 2011, que a criação de um canal de televisão lusófono, objectivo anunciado no ano passado, aguarda novos desenvolvimentos, com a "consolidação do governo brasileiro" recentemente empossado.
12 de Janeiro de 2011 às 00:42
O ministro sublinhou que este foi um dos temas de conversa entre o  primeiro-ministro, José Sócrates, e a nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff,  na tomada de posse desta, a 1 de Janeiro, o que demonstra a "relevância  política" dada por ambos os Estados ao assunto.

Lacão teceu ainda elogios aos novos projectos do canal público, sobretudo ao Portal Mundos da Língua Portuguesa, o qual resultará da estreita cooperação entre a agência Lusa e a RTP, que deverá estar disponível em todas as plataformas. “Este projecto resulta do esforço de cooperação, o que implica, de facto, como eu  tive ocasião de referir há algum tempo atrás, o trabalho de agregação de profissionais, de redes de correspondentes  disponíveis, tanto ao nível nacional como exterior e isso veio contribuir para criar condições para que possamos ter notícias portuguesas correndo os quatro cantos do mundo e valorizando a participação portuguesa, não apenas junto das nossas comunidades, mas numa escala internaconal tão relevante na afirmação de Portugal no mundo”.

O ministro afastou a hipótese de uma fusão Lusa-RTP, mas referiu que “há, certamente, no futuro outros projectos e outras dimensões que podem aconselhar formas de cooperação recíprocas”.
media jorge lacão dilma televisão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)