Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

UE deplora aprovação de lei de segurança nacional em Hong Kong e equaciona resposta

"Esta lei ameaça seriamente comprometer o alto grau de autonomia de Hong Kong", considerou presidente do Conselho Europeu.
Lusa 30 de Junho de 2020 às 11:30
Conselho, Parlamento Europeu, Comissão Europeia, UE, Parlamento, economia, negócios e finanças, macroeconomia, orçamento
Conselho, Parlamento Europeu, Comissão Europeia, UE, Parlamento, economia, negócios e finanças, macroeconomia, orçamento FOTO: iStockphoto
A União Europeia deplorou hoje a aprovação, pela China, da controversa lei de segurança nacional para Hong Kong, assumindo que esta é uma questão "muito grave", que exigirá uma resposta, a ser concertada com os parceiros internacionais.

"Esta lei ameaça seriamente comprometer o alto grau de autonomia de Hong Kong e ter efeitos negativos na independência do sistema judicial e no Estado de direito, e deploramos esta decisão", declarou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, durante uma conferência de imprensa no final de uma cimeira entre UE e Coreia do Sul, por videoconferência.

Também a presidente da Comissão Europeia deplorou o facto de a China ter aprovado a controversa lei apesar das várias advertências da comunidade internacional, UE incluída.

UE Hong Kong União Europeia China política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)