Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Vacina contra a gripe à venda a partir de 2.ª feira

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) anunciou hoje que na segunda-feira vão ser postas à venda mais de 1,6 milhões de vacinas contra a gripe sazonal nas farmácias portuguesas, garantindo a cobertura de 15% da população.
26 de Setembro de 2007 às 19:39
A DGS pretende este ano que pelo menos 60% da população portuguesa com mais de 65 anos tenha acesso à vacina.
Segundo a sub-directora-geral de Saúde, Graça Freitas, o ano passado registou-se um aumento da doença entre a população desta faixa etária, atingindo cerca de 50% do grupo com mais de 65 anos, de acordo com um relatório do Instituto Ricardo Jorge.
A responsável recomendou também que, apesar de a vacina poder ser administrada a partir dos seis meses, apenas as crianças com doenças crónicas, como asma ou problemas cardíacos, devem ser vacinadas.
Graça Freitas advertiu ainda para que as pessoas não corram à fármacias no dia 1 de Outubro, já que a receita pode ser aviada em qualquer altura do mês, ou mesmo durante todo o Outono.
Recorde-se que, para evitar constrangimentos no funcionamento dos serviços, o secretário de Estado da Saúde emitiu um despacho, no qual é alargado o prazo de validade das receitas médicas de forma a permitir a prescrição antecipada da vacina.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)