Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Valentim Loureiro e Pinto de Sousa vão a julgamento

Valentim Loureiro, Pinto de Sousa e José Luís Oliveira são três dos 24 arguidos que vão a julgamento no processo “Apito Dourado”. Valentim é acusado de 26 crimes de corrupção activa e um de autoria de um crime doloso de prevaricação e Pinto de Sousa vai responder por 26 crimes de corrupção passiva.
6 de Março de 2007 às 19:13
Apenas três dos 27 arguidos não vão a julgamento. São eles os árbitros Rui Mendes, Sérgio Pereira e Aníbal Gonçalves.
O Tribunal de Gondomar validou esta terça-feira as escutas telefónicas feitas na investigação do Processo “Apito Dourado”.
A defesa tinha pedido a nulidade das escutas telefónicas, sob as alegações de que terão sido feitas sem controlo prévio do juiz de instrução e transcritas fora dos prazos legais.
A decisão instrutória do processo começou a ser lida naquele tribunal pelas 14h40 desta tarde e soube-se, pelas 19 horas, que haverá julgamento para 24 arguidos.
ARGUIDOS
O processo conta com 27 acusados, entre os quais Valentim Loureiro, ex-presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pinto de Sousa, do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, e José Luís Oliveira, ex-presidente do Gondomar Sport Club.
ACUSAÇÕES
A acusação sustenta que José António Pinto de Sousa nomeava árbitros a pedido de Valentim Loureiro e José Luís Oliveira, tendo como contrapartidas os votos para ser eleito para o Conselho de Arbitragem e as influências de Valentim Loureiro junto do poder político.
Dos 27 arguidos, 25 estão indiciados por crimes de corrupção no âmbito da actividade desportiva.
Para além das acusações tratadas pelo Tribunal de Gondomar, foram ainda extraídas 81 certidões relativas a factos que se reportam a outras comarcas.
Maria José Morgado é actualmente a responsável pela investigação deste processo. Pinto Monteiro, Procurador-Geral da República, já garantiu que as acusações devem estar concluídas até ao final do primeiro semestre deste ano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)