Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Vice-presidente da Comissão pede a Portugal programa de reformas "ambicioso"

Lusa 22 de Fevereiro de 2017 às 12:57

O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro disse hoje esperar que Portugal apresente na primavera um Programa Nacional de Reformas "ambicioso", até porque os progressos feitos para cumprir as recomendações de Bruxelas do ano passado foram "limitados".

Na conferência de imprensa de apresentação das análises da Comissão à situação económica em cada Estado-membro, Valdis Dombrovskis, questionado sobre Portugal, começou por referir que, em termos globais, o executivo comunitário considera que "Portugal fez progressos limitados para cumprir as recomendações específicas por país do ano passado", pelo que necessita de intensificar os esforços de reformas e apresentar um plano nacional ambicioso em abril.

"Também vemos que persistem os desequilíbrios macroeconómicos e fraquezas estruturais na economia, uma taxa de desemprego ainda alta, um fraco aumento da produtividade e níveis elevados de dívida pública e privada, sendo a dívida pública de cerca de 130% do PIB. E Portugal é também um dos países com um volume elevado de crédito malparado", apontou.

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)