Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Voos da CIA: PCP propõe inquérito parlamentar

O grupo parlamentar do PCP propôs a constituição de uma comissão de inquérito para apurar responsabilidades do actual e anteriores governos na utilização do espaço aéreo português por voos da CIA para transporte ilegal de presumíveis terroristas com destino a centros de detenção secretos. A proposta prevê o apuramento da “lista completa e identificação de passageiros e tripulação que transitaram nas aeronaves, ou embarcaram em instalações aeroportuárias nacionais”, e de “qual o país de origem e destino”.
13 de Dezembro de 2006 às 21:27
O vice-presidente da bancada comunista, António Filipe, disse em conferência de imprensa, esta quarta-feira, na Assembleia da República, que a proposta entregue foi a “alternativa que restou” face às “sucessivas recusas” do Governo em prestar “cabais esclarecimentos”. O PCP considera que “está em causa a forma como o Governo lidou, ou não lidou, com métodos inaceitáveis e intoleráveis de tratar pessoas, e a sua dignidade, a coberto do combate ao terrorismo”.
O Parlamento português “recebeu respostas evasivas, incompletas e vagas a requerimentos e a intervenções em plenário e ouviu, em comissão, menos informação do que aquela que obteve de textos oriundos do Parlamento Europeu”, disse o deputado comunista Jorge Machado.
A proposta do PCP pressupõe ainda o apuramento de "eventuais responsabilidades por omissão, decorrentes, quer de não terem sido tomadas quaisquer medidas de fiscalização ou prevenção, quer de tais medidas se terem revelado insuficientes".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)