Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

WASHINGTON E LONDRES RECEIAM ARMAS PROIBIDAS

As forças iraquianas podem estar prontas a utilizar armas de destruição maciça contra os soldados da coligação anglo-americana, avisou esta quinta-feira o ministro da Defesa britânico.
27 de Março de 2003 às 14:12
WASHINGTON E LONDRES RECEIAM ARMAS PROIBIDAS
WASHINGTON E LONDRES RECEIAM ARMAS PROIBIDAS
Geoff Hoon afirma que os aliados fizeram “importantes descobertas” que comprovam, “sem margem para dúvidas”, que as tropas de Saddam Hussein estão prestes a usar esse tipo de armas proibidas.

Este não foi o primeiro alerta lançado sobre a possibilidade das forças iraquianas poderem usar armas de destruição maciça. Terça-feira, a cadeia de televisão norte-americana CBS lançou o mesmo aviso.
Citando fontes do departamento de Estado norte-americano, a CBS revelou que Washington recolheu informações segundo as quais as unidades da Guarda Republicana iraquiana têm ordens para usar armas de destruição maciça.
Segundo estas fontes, foi traçada uma linha vermelha imaginária em torno da capital iraquiana, a partir da qual os iraquianos têm ‘luz verde’ para usarem armas químicas ou biológicas para travar o avanço das forças anglo-americanas.
A aumentar estes receios, as forças aliadas têm vindo a descobrir milhares de máscaras de gás em vários locais tomados às forças iraquianas, durante os últimos dias, nomeadamente num hospital usado como base militar na cidade de Nassiriya.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)