Lisboa debate a imigração

Evento realizou-se esta terça-feira no Centro de Informação Urbana de Lisboa.

03 de junho de 2025 às 09:23
Partilhar

A construção de uma cidade mais inclusiva, capaz de acolher e integrar quem a escolhe para viver, estudar ou trabalhar, está no centro da conferência “De todos os lugares, uma só cidade”. O evento realizou-se esta terça-feira, no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), com transmissão em direto no site do Correio da Manhã.

Sob o mote “De todos os lugares, uma só cidade”, a conferência reúne representantes do governo, autarcas, líderes associativos e especialistas em integração para debater caminhos concretos rumo a uma capital mais coesa, diversa e participativa. Começou às 09h25 com uma nota de boas-vindas por Carlos Rodrigues, Diretor Geral Editorial da Medialivre, seguindo-se a sessão de abertura com uma intervenção do Ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

Pub

O primeiro painel, às 10h00, debruçou-se sobre políticas e práticas de acolhimento e integração. Participam César Teixeira, vogal do Conselho Diretivo da AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo, Rita Prates, vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Miguel Soares, diretor do Departamento para os Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, e Madalena Natividade, presidente da Junta de Freguesia de Arroios.

Depois de uma pausa para café, seguiu-se às 11h30 o segundo painel, dedicado a incentivar a participação na construção de uma Lisboa para todos. Em debate estiveram projetos e experiências de base comunitária com Liliana Valpaços, cofundadora e diretora executiva do Projeto Mundo Nôbu, Constança Turquin, consultora e coordenadora de projetos na associação NIALP – Associação de Imigrantes do Nepal, e Celso Soares, representante da associação cultural africana Culturface.

A sessão de encerramento, marcada para as 12h45, contou com uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

Pub

Numa altura em que Lisboa se afirma como cidade global e ponto de encontro de múltiplas culturas, esta conferência é uma oportunidade para refletir sobre os desafios e soluções que permitirão torná-la uma cidade para todos. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar