Ligando 516 metros de distância entre as margens de Canelas e Alvarenga, o novo equipamento do distrito de Aveiro está seguro por estruturas de betão e aço dispostas 175 metros acima dos rápidos do rio Paiva e integra um tabuleiro em gradil metálico que, além de permeável ao vento, também permite observar em profundidade o cenário sob os pés dos visitantes.
A estrutura atravessa o vale da Garganta do Paiva e localiza-se junto à Cascata das Aguieiras, cujas águas se abatem sobre um leito fluvial que, por ser granítico, obriga o rio a desvios e curvas particularmente revolutos.
Inovadora a nível de engenharia e arquitetura por ter recorrido a técnicas concebidas de origem para a especificidade do próprio terreno, a ponte materializada pelo instituto ITeCons e pela construtora Conduril é assim "uma obra icónica, diferenciadora", que já vem motivando solicitações diversas enquanto "atração não só a nível nacional, mas também internacional".
1 / 6
A presidente da autarquia, Margarida Belém, arfava um pouco após a caminhada ascendente sob 24 graus de sol, mas vinha contente. "Estarmos hoje a atravessar esta ponte e tê-la concluída é um orgulho enorme. Representa o trabalho de uma larga equipa e só foi possível porque estivemos sempre todos muito concertados e fomos ultrapassando juntos todos os obstáculos", afirmou.Recordando que o Município avançou com a empreitada de 2,3 milhões de euros antes de saber se essa obteria a devida comparticipação comunitária, como se verificou só mais tarde através do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos, a autarca socialista atribui o projeto à audácia local - diz que "Arouca é um município de interior já habituado a ser arrojado - e justifica-o também com boas contas - porque iniciar a obra sem financiamento "revela a capacidade financeira do município".
Os moradores em Arouca podem adquirir um cartão-residente, por 5 euros, que garante livre-trânsito por três anos na ponte e Passadiços do Paiva. Para os outros visitantes, os preços variam entre os 10 euros (6 aos 17 anos; +65 anos; e estudantes de todas as idades) e os 12 euros (restantes adultos) pela travessia da ponte, com direito a aceder aos Passadiços do Paiva - percurso de mais de 8 km entre a praia fluvial do Areínho e a ponte de Espiunca.
Há ainda packs familiares a partir de 30 euros. O acesso está interdito a crianças abaixo dos 6. Margarida Belém, autarca de Arouca, justifica o preço com a "experiência exclusiva proporcionada pela ponte, implantada num território natural valioso e protegido".