Barra Cofina

Correio da Manhã

Cofina Boost Solutions
3

Nelson e Ana Pedro: o mundo precisa de (mais) heróis assim

É hora de os heróis anónimos mostrarem ao mundo os seus superpoderes. O projeto Heróis Missão Continente celebra histórias reais que fazem mesmo a diferença.
21 de Março de 2022 às 16:51
Herói: Nelson
Herói: Ana Pedro Arriscado
Herói: Nelson
Herói: Ana Pedro Arriscado
Herói: Nelson
Herói: Ana Pedro Arriscado

Resolução número um: fazer o bem. Partindo da premissa que os mais pequenos gestos movem montanhas, o projeto Heróis Missão Continente é uma verdadeira academia de super-heróis. Não só dá visibilidade a cidadãos normais que contribuem para o bem da comunidade e do planeta, como desafia todos os portugueses a ser mais solidários, mais saudáveis e mais sustentáveis. Todos por todos, a caminho de um mundo melhor.


Uma causa para cada herói


Os superpoderes são mais do que muitos e não há um melhor do que o outro: todos são importantes. Ainda não sabe qual é o seu? Basta inscrever-se em https://missao.continente.pt/ para descobrir as mais variadas missões existentes e escolher aquelas que lhe são mais queridas. O Nelson e a Ana Pedro Arriscado responderam ao apelo, contribuindo com a doação do seu tempo para causas distintas. O resultado? Duas missões (muito bem) cumpridas.




Herói: Nelson

Superpoder: voluntário no Hospital de São Francisco Xavier




Se dúvidas houvesse quanto aos atos heroicos de todos os dias, basta pensar nos hospitais, onde os profissionais de saúde dão diariamente provas de bravura. Além deles, há outros super-heróis que não passam despercebidos, sempre atentos às fragilidades de quem lá se encontra. É o caso do Nelson, que ajuda a servir o jantar aos pacientes que estão no serviço de urgência do Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa.

Quando lhe agradecem o trabalho que faz, responde que "isto não é um trabalho, é uma missão", acrescentando que "só vai ajudar aqueles heróis que estão lá dentro."

Apesar de não se considerar como tal, este herói tem o dom de levar uma dose de contentamento e calor humano às pessoas que com ele se cruzam. Afinal, como refere, "mais do que ajudar com a alimentação, é dar uma palavra; basicamente é tratar os idosos (que há muitos no serviço de urgência) como se fossem os nossos avós".

Para o Nelson, "é preciso tão pouco para dar felicidade às pessoas".



A maior recompensa deste super-herói é...


“Perceber que os nossos problemas não são nada comparados com o que há ali. Isto ajuda-nos a aproveitar melhor a vida e sai-se feliz, de coração cheio, a sorrir.”




Herói: Ana Pedro Arriscado

Superpoder: ação de voluntariado na Associação Bianca





Diz-se que são os melhores amigos do homem, e é verdade. Mas o número de cães e gatos deixados à própria sorte, sofrendo muitas vezes maus-tratos, está constantemente a aumentar. Felizmente, existem associações que cuidam com amor e carinho destes amigos de quatro patas, dando-lhes uma nova oportunidade para serem felizes.

Ana Pedro Arriscado, apresentadora da CMTV, decidiu vestir a sua capa de super-heroína para fazer uma ação de voluntariado na Associação Bianca, cujo fim é salvar animais abandonados e em risco do concelho de Sesimbra, promover a sua recuperação e encaminhá-los para a adoção responsável.

A missão da apresentadora consistiu em fazer de tudo um pouco, desde alimentar os animais, passear os cães – especialmente os mais idosos que precisam de especial atenção – e até dar colo aos “bebés”.

Aqui, qualquer pessoa disposta a oferecer um bocadinho do seu tempo aos amigos patudos é bem-vinda. Também é necessário (cada vez mais) doar alimentos, material de limpeza ou donativos em dinheiro, alerta Ana, da Associação Bianca, para quem “o voluntariado é uma ação nobre, muito nobre. Não podemos salvar o mundo todo, mas o nosso trabalho salva um bocadinho.”


O que tem a Associação Bianca a dizer acerca dos Heróis Missão Continente?


“É uma ideia fantástica. Qualquer gesto no mundo vale para ajudar o próximo; e nós sentimo-nos felizes quando ajudamos os outros! É de louvar a iniciativa do Continente.”

Para Ana Pedro Arriscado, “é precisamente essa a ideia. A de fazermos pequenas coisas, no nosso dia a dia, que fazem a diferença.” Missão cumprida... e a repetir!




PREPARADO PARA SER UM SUPER-HERÓI?


Tal como o Nelson e a Ana, concretize a sua missão ao mesmo tempo que se realiza (e diverte) enquanto ajuda os outros e o planeta. Contamos consigo? Veja mais em https://missao.continente.pt/herois/