Carnaval de Ovar promove participação da comunidade
Arruada e espetáculo “Maior Roda de Samba da Europa” são os destaques do primeiro dia (08 fevereiro) de programação
O Carnaval de Ovar 2025 quer bater recordes, tudo indica que o primeiro será já batido no primeiro dia, com a “Maior Roda de Samba da Europa”, que junta 60 músicos, num espetáculo interativo que promete espalhar a Vitamina da Alegria por todos os participantes.
“Estamos certos de que será uma excelente jornada carnavalesca, estão todos convidados para vivenciar tradições únicas e perceber o porquê de o nosso Carnaval ser diferente”, desafia Alexandre Rosas, Vice-Presidente da autarquia de Ovar, que acrescenta que esta edição quer “consolidar o Carnaval de Ovar como um dos maiores do país e da Europa, apostando, para isso, em eventos identitários, com forte envolvimento comunitário e revestidos de características únicas”.
Às principais ruas de Ovar chega a folia, numa arruada cheia de ritmo e emoção, marcada para as 21h30 de sábado e com início na Praça da República. O momento contará com representantes de todos os Grupos e Escolas de Samba do Carnaval de Ovar, dos Gigantones e Cabeçudos de Ovar e da Associação Banda do Lau, da Associação Ida e Volta de Braga, do Grupo Trady Mupo de Zamora e do Grupo de Bombos de S. Mamede de Seroa. O anúncio do Carnaval de Ovar contará, ainda, com a apresentação, em primeira mão, das máscaras criadas na oficina criativa, promovida, recentemente, pela Câmara Municipal de Ovar e dinamizada por Carlos Gomes.
É no primeiro dia que se agarram as tradições. As(os) porta bandeiras de cada grupo vão envergar um Dominó criado em especial para a ocasião. O objetivo é reavivar uma das tradições mais identitárias de Ovar e desafiar os ovarenses a criarem o seu próprio “gabão” e a ostentá-lo com o orgulho de quem veste a identidade vareira, nas muitas iniciativas do Carnaval de Ovar, em especial na noite a ele dedicada: A Noite Dominó.
A festa continua no Mercado Municipal de Ovar. Depois de uma descarga de fogo de artifício, às 22h30, segue-se a Maior Roda de Samba da Europa. Um total de 60 músicos estarão, frente a frente, numa mesa com mais de 25 metros, com o reportório de 20 músicas que prometem contagiar o público. A Maior Roda de Samba do Mundo é do Rio de Janeiro, na Europa, o melhor registo é de Madrid, com 39 elementos.
No sábado, as iniciativas carnavalescas arrancam às 10h30 e decorrem durante todo o dia, com inúmeros momentos de animação musical, no centro da cidade, protagonizados pelos grupos que marcarão presença, à noite, na arruada. Destaque ainda para as exposições de cabeçudos e gigantones e de máscaras que vão estar patentes na Praça da República e no Largo Chafariz Neptuno, respetivamente.
Já a Aldeia do Carnaval abre as portas para receber a visita encenada “ALEG(O)RIA” – Uma Leitura ao Carnaval de Ovar, protagonizada pelo artista Leandro Ribeiro, às 15h00, seguida da oficina para a criação de uma máscara decorada, promovida pelo Grupo de Passerelle “Melindrosas”, às 16h30. A festa de abertura do Carnaval de Ovar termina no Mercado Municipal com o DJ Edgar Marquez.
Às tradições, como os Grandes Corsos Carnavalescos, a Chegada do Rei, a Noite Dominó, o Desfile da Farrapada, o Carnaval das Crianças, o Baile Sénior e muito mais, junta-se um programa musical pensado para todos os públicos nomeadamente a Grande Noite Mágica, e a Programação do Espaço Folião. Com sete palcos e dezenas de espetáculos programados, destaque para nomes como Sandamí, Yves LaRock, Vini Vici, SippinPurpp, Profjam, Tiago Silva e Quim Barreiros. Mais informação em: https://carnaval.cm-ovar.pt/pt/menu/47/programa-2025.aspx
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt