ISEL apresenta projeto de Residência Carbono Zero

.

06 de novembro de 2023 às 15:40
2023-11-06_15_40_23 Projeto Residência ISEL Carbono Zero_bx res.jpg
Partilhar

O Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) acaba de anunciar o arranque do projeto "Residência ISEL Carbono Zero" – um projeto que se destina à construção de uma residência para alojamento de estudantes, docentes e investigadores, integrada num novo campus politécnico em meio urbano, pensada de raiz para promover a sustentabilidade ambiental e social e atingir as metas definidas no acordo de Paris. Estima-se que esta residência possa dar início ao seu funcionamento no ano letivo 2025/2026.

 

Pub

Financiada no âmbito do Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis, com uma verba de 7.510.650,00€, esta residência integrará um conjunto de novas infraestruturas, estando o ISEL em diálogo com potenciais parceiros para o seu desenvolvimento. O complexo configura-se como uma oportunidade de reabilitação e transformação da zona urbana de Marvila, na qual se insere, aliando os benefícios para a comunidade local a um roteiro para a neutralidade carbónica.

 

Para além de possibilitar o alojamento a custos reduzidos de estudantes deslocados nacionais e estrangeiros, com uma capacidade máxima de 230 camas, esta residência constitui-se como peça fundamental numa infraestrutura mais abrangente de um eco-campus em meio urbano, que contará também com um HUB de investigação e formação avançada, com laboratórios tecnológicos, salas de formação, zona de incubadora de startups e espaços empresariais. Pretende-se que este eco-campus se constitua como um laboratório vivo onde os alunos adquiram conhecimento e desenvolvam capacidades, estudando soluções inovadoras e boas práticas, implementadas no próprio campus, que possam posteriormente ser transferidas para a comunidade exterior.

Pub

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar