Barra Cofina

Correio da Manhã

Comunicados de Imprensa

“A sense of [E]motion” Exposição de pintura abstracta

Alexandra Malo | Galeria Artview
20 de Setembro de 2021 às 18:28
No próximo dia 7 de outubro será inaugurada a primeira exposição de pintura abstrata de Alexandra Malo na galeria Artview, em Lisboa, estando aberta ao público de 8 a 30 de outubro.

A exposição contará com mais de 50 telas de arte abstrata realizadas em 2020/21 e que expressam as mais profundas emoções da artista. 

Conforme refere Alexandra: …"Inspiro-me nas minhas emoções mais profundas. Através da pintura, consigo mergulhar dentro de mim, conectar-me com os meus sentimentos e emoções expressando-as de forma livre, intuitiva, crua, autêntica e espontânea. Pintar de dentro é a materialização da minha voz interior. Expresso-me através da cor, da textura do traço e do gestualismo. Eu não planeio, simplesmente deixo-me ir e deixo que a magia aconteça. Quando termino uma tela, para mim, ela está viva, com cheiro e som adequados à mensagem positiva que passa".

Embora esta seja a sua primeira exposição, Alexandra já conta com o apoio de artistas internacionais, como Thomas Roth, um reconhecido artista sueco, atualmente a residir nos EUA, com uma vasta obra representada mundialmente em coleções privadas, bem como diversas exposições nas principais capitais mundiais, refere num depoimento sobre o trabalho da artista:

"Alexandra é Intuitiva, Sensorial e Explosiva. O jogo abstrato que faz com texturas, cores e linhas é muito intrigante. Desperta a curiosidade ou o interesse pelo inusitado. As qualidades fascinantes ou convincentes atraem e cativam.

Acho muitas das suas pinturas explosivas. Veja "Blast", por exemplo; uma pintura muito dinâmica. É intuitivo, sensorial e explosivo, e é lindo. Ou veja "Atlantis", uma pintura acrílica dinâmica gelada com texturas muito interessantes. "Alentejo", pintura abstrata acrílica de paisagem sobre tela, é pura alegria para os olhos.
Sublime, é a palavra que vem à mente."

Sobre a artista: @alexandramaloart 

Nasceu em Moçâmedes, Angola, em 1966, onde viveu até aos 8 anos. Pertencendo a uma família ligada à ciência, Alexandra sempre foi o extremo emocional.

Estudou na África do Sul e terminou os estudos em Coimbra. No campo das artes, frequentou a Escola de Belas Artes (ARCA-EUAC), em Coimbra e a Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC), em Lisboa.

Iniciou a sua carreira profissional como designer gráfica em agências de publicidade, tendo posteriormente trabalhado nos principais canais televisivos bem como nas mais prestigiadas produtoras, durante mais de uma década, numa carreira sempre ascendente que iniciou como assistente de realização, produtora e realizadora.  

A sua criatividade e irreverência levaram-na posteriormente ao mundo do Marketing e Comunicação, tendo ocupado o cargo de diretora de marketing e comunicação na MALO CLINIC, empresa pioneira na área da implantologia dentária, à qual deu o seu contributo durante 15 anos tendo construído de raiz a identidade da marca bem como a estratégia para a projeção da mesma a nível nacional e internacional.

?Apesar de ser uma designer, realizadora, produtora, marketeer, professora, empresária e empreendedora, nos seus mais de 30 anos de carreira, pintar sempre foi um carril paralelo, que manteve reservado exclusivamente para a família e amigos.

Identifica-se com artistas geralmente chamados de expressionistas abstratos ou "action painters", como Helen Frankenthaler, Robert Motherwell, Jackson Pollock, Mark Rothko, Gerhard Richter ou Franz Kline, apreciando também a arte de Tomas Roth que descobriu mais recentemente.

Num seu depoimento a artista considera: "Atualmente estou a viver uma nova etapa da minha vida, sinto que consegui eliminar o ruído ao dar voz à pintura. Sou feliz, profundamente apaixonada e realizada".
 
Passadas três décadas de um percurso profissional bem sucedido e sempre com uma forte ligação à criatividade e comunicação, decidiu voltar à sua essência ... a expressão plástica.
 

É uma galeria de arte com duas décadas de experiência localizada em Lisboa que aposta num novo conceito de espaço de Arte e serviços personalizados. Com uma vasta coleção, expõe obras de conceituados artistas nacionais e internacionais bem como aposta na diferença e na singularidade. 

Galeria Artview
Rua Pinheiro Chagas, 44A, Lisboa
(+351) 216 065 693
(+351) 937 619 090
info@artview.pt

Horário:
Segunda a Sexta 10h - 19h
Sábado 10h - 17h
Ver comentários