Barra Cofina

Correio da Manhã

Comunicados de Imprensa
8

Agrovouga regressa em Novembro.

Depois de 6 anos de ausência a Câmara de Aveiro recupera a feira agrícola para a colocar de novo em lugar de destaque.
26 de Abril de 2019 às 11:12
Já foi em tempos uma das icónicas feiras de agricultura do país e agora regressa como a "nova" Agrovouga, com o objetivo de fazer uma feira com uma personalidade distinta, em complemento as outras feiras agrícolas do país, apostando na agro-sustentabilidade como ideia central.

Com um orçamento de 200 mil euros, "a 37ª Agrovouga será ainda um evento ambientalmente sustentável", garantiu o Agostinho Ribau Esteves presidente da autarquia aveirense, afirmando que o ressurgimento do certame procura "lutar contra o distanciamento entre o prato e a terra, entre o campo e a cidade", e ser "uma montra para quem produz, palco para quem cozinha, banca para quem vende e mesa para quem come".

A Agrovouga decorrerá de 20 a 24 de novembro no Parque de Feiras e Exposições AveiroExpo, pretende ser uma primeira base de compras para o Natal e será composta de 12 focos temáticos. O primeiro é dedicado à agricultura e pecuária, com o setor leiteiro e o concurso de raças de denominação de origem protegida.

Segue-se o 'Bio Market', dedicado a produtos biológicos, à agricultura caseira, floricultura e jardinagem, nutrição e saúde para a alimentação. As confrarias gastronómicas – apostando num espaço de encontro das várias confrarias, para debaterem a promoção dos produtos diferenciadores dos territórios. A floresta estará também presente, mas com foco muito dedicada à investigação e desenvolvimento.

A gastronomia e restauração serão marcadas pela presença de seis restaurantes com produtos exclusivos da região, além das tradicionais "barraquinhas" no exterior, o setor vinícola terá uma área própria de exposição e venda de vinhos nacionais, mas com um natural destaque para a Região Demarcada da Bairrada e o seu espumante.

"Novos Negócios da Terra" é como Agostinho Ribau Esteves chamou a uma nova área de exposição dedicada ao Ambiente, Energias Renováveis e Tecnologias, enquanto o setor das pescas se junta a uma feira agrícola com os produtos da Ria e da zona costeira atlântica. O turismo ambiental, rural e marítimo, palestras e encontros técnicos e sessões de demonstração de culinária e degustação completam as áreas de negócio da renovada Agrovouga.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)