Barra Cofina

Correio da Manhã

Comunicados de Imprensa
2

Aula aberta de Jodo para crianças

Para experimentar no Museu do Oriente
27 de Novembro de 2017 às 17:49

O Museu do Oriente convida as crianças entre os 6 e os 12 anos, e respectivas famílias, a experimentarem uma arte marcial japonesa com origem no século XVII, o Jodo, numa aula aberta que se realiza a 9 de Dezembro, sábado, às 10.30.

Originalmente chamada Jojutsu, esta arte marcial foi criada com o objectivo de vencer um adversário com uma espada japonesa utilizando, para tal, um simples bastão de madeira (Jo). Baseia-se em movimentos de outras armas como o sabre (katana), a alabarda (naginata) e a lança (yari) dando, por isso, lugar a múltiplas variações e a uma grande riqueza técnica. O seu propósito não é o de ferir letalmente o adversário, mas o de demonstrar a versatilidade do bastão enquanto arma, dominando o adversário sem o atacar, com um espírito forte e vigilante.

A sessão é orientada por Joaquim Mendes, praticante de Iaido há mais de 20 anos. Para além do Iaido e Jodo, já praticou outras artes marciais japonesas como o Kendo e o Kyudo. Em Jodo, conquistou a medalha de Bronze na Ishido Cup de 2007, que decorreu na Holanda, na categoria Mudan.

Quem quiser repetir a experiência ou não tem oportunidade de o fazer em Dezembro, pode participar no Workshop de Jodo que o Museu do Oriente organiza a 20 de Janeiro.


Aula aberta de Jodo para crianças

9 de Dezembro

10.30-12.00

Público-alvo: 6-12 anos, acompanhados por um adulto

Participantes: mín. 6, máx. 10

Gratuito

 

Workshop de Jodo para crianças

20 de Janeiro

10.30-12.30

Público-alvo: 6-12 anos, acompanhados por um adulto

Participantes: mín. 5, máx. 10

Preço: 15 €/ participante


Recomenda-se aos participantes usar roupa confortável, que permita liberdade de movimentos.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)