Barra Cofina

Correio da Manhã

Comunicados de Imprensa
9

Caminhar pelo autismo

“Autismo: conhecer para respeitar”.
11 de Abril de 2019 às 15:31
Foi este o mote que levou a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Colmeias a realizar uma caminhada solidária na manhã do último dia de aulas do 2º período letivo.

No âmbito da comemoração a 2 de abril, do dia mundial de consciencialização do autismo, o agrupamento uniu-se para sensibilizar a comunidade, levando a cabo uma atividade que envolveu cerca de 500 participantes, entre alunos, professores, assistentes operacionais e técnicos, pais/encarregados de educação e avós.

Para além das turmas de 2º e 3º ciclos da escola sede, participaram ainda os alunos das Escolas Básicas de 1º ciclo de Agodim e de Colmeias, assim como as crianças do jardim-de-infância de Colmeias.
Foi com a promessa de uma manhã chuvosa que a comunidade educativa iniciou a caminhada pela povoação de Colmeias.

A partida foi dada pelo diretor do agrupamento, professor Fernando Elias, acompanhado pelos representantes da Câmara Municipal de Leiria, vereadora da Educação -Dra. Anabela Graça, vereadora da Ação Social - Dra. Ana Valentim, vereador do Desporto - Dr. Carlos Palheira e pelo Presidente da União de Freguesias de Colmeias e Memória, Senhor Artur Santos, ao cortar de uma faixa azul.

Sendo um dos símbolos do Autismo, o azul foi a cor dominante, todos os participantes foram vestidos de azul, com as t-shirts distribuídas aos participantes.

Foi um rio azul de gente que durante cerca de duas horas percorreu as ruas da terra para mostrar que o autismo existe, tem direitos e deve ser respeitado.

Com a ajuda da meteorologia que, fugindo ao previsto, nos brindou com uma manhã solarenga, a atividade decorreu de forma animada e dinâmica, terminando na escola sede com a distribuição de fruta e água, ação viabilizada pelo apoio de algumas empresas e instituições da região. Foi uma manhã importante para a divulgação desta causa, em que o objetivo principal foi cumprido.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)