Barra Cofina

Correio da Manhã

Comunicados de Imprensa
7

Dia dos Direitos Humanos

Trabalho digno.
10 de Dezembro de 2018 às 09:44

O Dia dos Direitos Humanos é assinalado pela comunidade internacional a 10 de dezembro, para celebrar a data da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1948.

A Declaração surgiu como apelo à consciência humana após os conflitos e atrocidades que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial e que vitimaram milhões de pessoas, tendo por objetivo afirmar e promover a paz e a preservação da humanidade. 

Em 2018 celebra-se o 70.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o dia 10 de dezembro marca o arranque de nova campanha anual da Organização das Nações Unidas cujo lema é Stand Up 4 Human Rights (Defende os Direitos Humanos).

O intuito é alcançar a participação do maior número de pessoas em todo o mundo e promover a reflexão individual e coletiva sobre a forma como cada um e cada uma de nós pode defender os direitos humanos no dia a dia.

Portugal ratificou a Declaração em 1976 e instituiu o dia 10 de dezembro como Dia Nacional dos Direitos Humanos, tendo sido aprovada pela Assembleia da República a Resolução n.º69/98, de 22 de dezembro, que reconheceu a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Pessoas diferentes. Direitos Iguais é lema da CITE para assinalar o Dia dos Direitos Humanos.

Se as pessoas nascem livres e iguais, em dignidade e direitos, então a igualdade entre mulheres e homens é um direito humano.

O trabalho digno reduz as desigualdades entre mulheres e homens nas organizações e promove o direito ao trabalho em condições de igualdade.

 

Consulte: www.cite.gov.pt | Email: geral@cite.pt | Tel: 800 204 684

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)