Barra Cofina

Correio da Manhã

Comunicados de Imprensa
6

El Corte Inglés celebra 15 anos de actividade em Portugal

O El Corte Inglés celebra 15 anos da sua entrada no mercado nacional.
22 de Novembro de 2016 às 15:41

Dia 23 de Novembro completam-se 15 anos desde que os primeiros Grandes Armazéns El Corte Inglés abriram ao público em Lisboa. Nesta mesma ocasião o Grupo celebra os seus 75 anos de actividade, durante os quais o El Corte Inglés se tornou líder na categoria de Grandes Armazéns na Europa.

Em Portugal o El Corte Inglés tem seguido uma trajectória de crescimento e de investimento, marcada pela inauguração da primeira loja, que agora se celebra, e pela abertura dos Grandes Armazéns de Gaia Porto cinco anos depois, ao mesmo tempo que tem desenvolvido a sua relação comercial com centenas de fornecedores portugueses.

O volume de compras em Portugal, que serve as lojas da empresa portuguesa e de todo o Grupo, atingiu este ano máximos que ultrapassam os 250 milhões de euros.Este volume de compras inclui produtos e marcas portuguesas e, também, compras a fabricantes portuguesas de produtos que posteriormente são incluídos nas colecções das várias marcas próprias do El Corte Inglés.

Há 15 anos, a empresa havia contratado 2000 trabalhadores, dos quais mais de 200 eram chefias. O quadro de pessoal foi recrutado e envolvido em acções de formação ao longo dos 2 anos anteriores, tendo sido investidos na altura, e só em formação, mais de 20 milhões de euros. Hoje o número de empregados também cresceu, ultrapassando agora os 3 milhares, destacando-se o facto de uma grande percentagem, mais de 800, terem participado na preparação da inauguração o que comprova o grande empenho da empresa na promoção dos seus quadros e na retenção de talentos. As acções de formação continuam a representar um grande investimento da empresa, recebendo cada empregado, em média, 60 horas de formação em cada ano.

O investimento total, incluindo a construção do edifício onde se encontram a Loja e os escritórios onde funciona a estrutura central, ascendeu, em 2001, a 250 milhões de euros.

Na altura o El Corte Inglés de Lisboa surgiu como uma aposta clara em dotar a Cidade de um equipamento inexistente até à data, uma vez que o conceito comercial dos Grandes Armazéns é diferente dos formatos de que Lisboa dispunha nas suas muitas superfícies comerciais. Hoje o El Corte Inglés continua a ser único no seu formato e os resultados têm demonstrado que os clientes continuam a valorizar as vantagens que exibe, designadamente o facto de no El Corte Inglés, se encontrar tudo num único lugar, com qualidade, serviço, garantia e atendimento personalizado.

A sua identidade singular associa as características correspondentes a um Grande Armazém com outras que o tornam único, nomeadamente a credibilidade, construída no respeito pelos seus valores de serviço ao cliente, a qualidade dos produtos e a excelência no atendimento, resultante de uma tradição histórica e comercial, com 75 anos. Além de uma filosofia própria de integração na comunidade e de sentido de responsabilidade social. 

A empresa, que conseguiu alcançar resultados positivos desde o primeiro ano da sua actividade, conta hoje com dois Grandes Armazéns e 6 Supermercados da insígnia Supercor, além de outros formatos de menor dimensão. O Grupo opera ainda no mercado português nas áreas das Viagens, Informática, Centros de Oportunidades, Moda e Bricolage.

Nos últimos anos a empresa tem investido no desenvolvimento de novos canais de negócio, com destaque para o e-commerce.

O Grupo El Corte Inglés mantém a sua intenção de prosseguir o ritmo de crescimento no mercado português, e tem, para isso, adaptado a sua estrutura central de compras, de serviços, operações, marketing, recrutamento e formação de pessoal e criou uma nova estrutura de comércio digital.

Para 2017 os Grandes Armazéns de Lisboa preparam uma importante acção de reforma e de introdução de novidades comerciais, com um investimento associado muito substancial.

Dirigindo-se aos trabalhadores da empresa Portuguesa do Grupo, o Presidente do El Corte Inglés, Dimas Gimeno, recordou os anos que passou em Portugal, primeiro como adjunto à Direcção Geral em Lisboa e depois como Director dos Grandes Armazéns de Gaia Porto e agradeceu a forma como a empresa se soube adaptar ao mercado sem nunca alienar "os valores de qualidade, serviço e garantia, que são o verdadeiro referente da marca, ao mesmo tempo que procurou adaptar-se aos consumidores portugueses, incorporar novas soluções e respeitar as características do mercado nacional."

No ano passado a empresa atingiu um volume de negócios de 429 milhões de Euros, com resultados que ultrapassaram os 19 milhões.  

Neste momento o El Corte Inglés orgulha-se de contar com mais de 50% de fornecedores portugueses e de manter o seu esforço no permanente aperfeiçoamento da atenção ao cliente, continuando, por isso a investir na formação e valorização de todos os seus profissionais, com destaque para os vendedores que são, na empresa, os fieis depositários da sua principal diferenciação no mercado, isto é, são os responsáveis pela manutenço dos níveis de serviço personalizado. O objectivo marcado para o futuro é o de continuar a ser um referente de qualidade, de serviço e de garantia.

Para celebrar esta ocasião, o El Corte Inglés preparou um conjunto de acções promocionais e festejará, junto com os seus clientes e centenas de fornecedores, esta ocasião especial ao longo do dia 23.

Ver comentários