Turismo de lazer com bicicletas elétricas vai levar clientes a conhecer as cores e os sons da Serra da Estrela
Percursos organizados ao longo do ano pretendem mostrar uma serra menos conhecida permitindo mobilidade sem impacto ecológico
Penhas da Saúde, 15 de julho de 2021) – Três amigos apaixonados pela Serra da Estrela e pela evasão anunciam a criação de um projeto de mobilidade com sustentabilidade assente na utilização de bicicletas elétricas para permitir à sociedade ficar a conhecer os sons e as cores da Estrela com respeito pela Natureza com o menor impacto ambiental possível.
O Estrela E-Bike Center surge da ideia de partilhar com os outros uma serra por vezes desconhecida percorrendo caminhos em fora de estrada que permitem ficar a conhecer o relevo, a flora, a fauna, a vida das populações e a diversidade do clima. Para o efeito, nas Penhas da Saúde vai ser inaugurado nas instalações da Pousada da Juventude da Serra da Estrela, um espaço onde os participantes e clientes deste espaço vão poder guardar as suas bicicletas elétricas, carregar as baterias e fazendo a sua manutenção como a lavagem antes do regresso a casa. Numa fase inicial, o Estrela E-Bike Center pretende ser um espaço para organizar e receber os clientes que participem nos eventos, mas existe também o projeto de criação de uma loja com a venda de bicicletas elétricas e equipamento como ainda o aluguer inserido na animação das Penhas da Saúde e de todas as unidades hoteleiras da Serra da Estrela que queiram recorrer aos seus serviços.
Para o desenvolvimento destas iniciativas, o Estrela E-Bike Center conta já com a parceria com marcas de renome como a Husqvarna, Gas Gas, Fox e ainda com a Motogardunha que serão fundamentais na organização destes eventos.
Um projeto destes, apostado em dar a conhecer às pessoas a serra mais alta de Portugal continental proporcionando a sua mobilidade, vai ter que saber gerir o impacto da vinda das pessoas a esta zona do país. Se os percursos vão ser todos percorridos com bicicletas elétricas para que todos os participantes possam desfrutar de passeios agradáveis sem poluírem, e o apoio no terreno vai ser também assegurado por um automóvel elétrico, a sustentabilidade ecológica do projeto vai ser assegurada pela utilização de parte do valor de inscrição de cada participante na ajuda ao reflorestamento da Serra da Estrela. Uma ação que visa reduzir a pegada de carbono da deslocação de cada participante.
Para reforçar a génese de mobilidade com sustentabilidade, o Estrela E-Bike Center baseia a sua atuação no princípio "Think green" Be green…", um slogan em inglês utilizado em todas as comunicações apostando também em abranger clientes estrangeiros e a atrair dessa forma mais turismo dando a conhecer novas paisagens e gastronomias locais.
Para assinalar o lançamento deste projeto, nada melhor do que a realização do primeiro evento do género na Serra da Estrela. O Transestrela 2021 vai ser levado a cabo nos dias 18 e 19 de setembro com partida e chegada das instalações do Estrela E-Bike Center nas Penhas da Saúde, exclusivo a bicicletas elétricas de BTT, em duas etapas que vão percorrer e ligar as zonas de Manteigas e Unhais da Serra passando por matas, vales, lagoas, covões e cântaros. Um passeio de dificuldade média-alta para aventureiros, apreciadores da Natureza e da superação, mas também para quem queira conhecer mais sobre o ecossistema da Serra da Estrela. Uma verdadeira aventura com mobilidade sustentável.
Um programa que vai compreender a chegada dos inscritos no dia 18 ao Estrela E-Bike Center às 08:30 para check-in e briefing às 09:00. Partida às 09:30 com almoço em plena Serra na zona do Vale do Rossim e jantar na Pousada da Juventude em Unhais da Serra com um acolhimento especial para que a experiência dos participantes seja mais do que pedalar, sempre de acordo com as normas de proteção Covid-19. A seguir ao jantar, uma surpresa noturna de contemplação e interpretação da Natureza.
No dia 19, uma etapa mais exigente com partida às 09:30 com passagem por Unhais da Serra, com tempo para contemplar uma paisagem diferente e chegada à Pousada pelas 12:30 onde será servido o almoço de despedida.
O valor de inscrição é de 80€. Inclui a organização e guias, almoços e jantares, entrada no Centro de Interpretação do Vale de Manteigas e surpresa Sábado à noite, com a possibilidade de os participantes escolherem ainda a hipótese de ficarem ou não alojados na Pousada da Juventude da Serra da Estrela para o qual existe também uma modalidade com preços especiais. Para os seis primeiros inscritos, que não tenham bicicleta elétrica, o Estrela E-Bike Center vai disponibilizar unidades por um preço simbólico de 20€ para os dois dias.
Para a organização "o Estrela E-Bike Center é mais do que a realização de um sonho. É dar a conhecer aos outros aquilo que conhecemos da Estrela de uma forma ecológica, que muitos podem percorrer com o recurso a uma das invenções mais facilitadoras que é a bicicleta elétrica. Sonhámos durante muitos anos com esta possibilidade e vimos agora a possibilidade de avançar com este projeto. Mais do que um lugar, do que uma oficina ou de uma bandeira no ponto mais alto de Portugal continental, este é e será o ponto de partida para eventos, para percursos como o Transestrela que neste caso queremos que fique como o evento mais importante do Estrela E-Bike Center repetindo-se todos os anos. E já temos ideias para os próximos eventos, adaptados a diferentes níveis de participantes com passeios mais ou menos exigentes ligando sempre diferentes zonas da Serra da Estrela. Vamos querer por exemplo fazer passeios de navegação em que dormimos em diferentes locais apenas com uma mochila às costas. E porque já temos tido alguns contactos de empresas, vamos também considerar organizar eventos inseridos em projetos de motivação e espírito de equipa."
Sobre o Estrela E-Bike Center
A paixão pela descoberta da Natureza em veículos de duas rodas sustentáveis, tem a sua sede e espaço físico nas Penhas da Saúde na Serra da Estrela. Mais do que uma entidade organizadora, quer ser um espaço de reunião de pessoas apaixonadas pela evasão, mas com a preocupação pela sustentabilidade.
Think green! Be green…é o mote para ser ecológico no pensamento e nos atos. .
Siga o Estrela ebike Center através das redes sociais: Facebook e Instagram.
Para mais informações:
André Bettencourt – estrela.ebikecenter@gmail.com – 917213160
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.