Em Cantanhede de 31 julho a 10 de agosto e num cartaz recheado o britânico James Bay é a estrela maior
1 / 3
Para além de um cartaz musical eclético e do regresso do Expofacic Kids, a edição de 2025 da maior feira-festa do país tem como grandes atrações o Street Gaming e o “Fluviário vai à Expofacic”, o maior aquário móvel da Europa.
Mesmo tendo em conta que “é cada vez mais apertada a margem de crescimento” do evento, a autarca de Cantanhede, Helena Teodósio, enumerou alguns dos desafios com que a Comissão Organizadora se viu mais uma vez confrontada, a começar pelo “aperfeiçoamento do conceito, pela inovação, incorporando outros motivos de interesse, surpreendendo os visitantes com novas experiências”.
Já o presidente da INOVA-EM, Pedro Cardoso, deu a conhecer a programação da Expofacic 2025, relembrando, desde logo, que se trata de “um dos maiores centros comerciais a céu aberto da Península Ibérica, onde se cruzam as áreas do negócio, agricultura, comércio, educação, gastronomia, artesanato e muito mais”. Destacando que “ao cartaz musical de excelência, capaz de agradar a todos os públicos, se juntam este ano duas grandes novidades, o Street Gaming e o maior aquário da Europa”.
Trata-se de um cartaz transversal e vibrante, que abre com Os Quatro e Meia e José Pinhal Post-Mortem Experience, a 31 de junho, seguindo-se Nininho Vaz Maia e Plutonio (1 de agosto), Hybrid Theory e Xutos & Pontapés (2 de agosto), Tony Carreira e ABBA Experience (3 de agosto), Némanus e Bia Caboz (4 de agosto), Mariza e Miguel Luz (5 de agosto), Calema e Nena (6 de agosto), Pegadinha e Lon3r Johny & Profjam (7 de agosto), James Bay e Dillaz (8 de agosto), Quim Roscas & Zeca Estacionâncio, Bispo e Van Zee & FrankieOnTheGuitar (9 de agosto) e Maninho e Menos É Mais (10 de agosto).
O Street Gaming vai reunir o melhor do universo dos videojogos, da nostalgia do retrogaming à adrenalina dos simuladores mais avançados e da realidade virtual. À disposição vão estar cerca de 30 consolas de retrogaming jogáveis que levam os visitantes numa viagem no tempo desde os anos 70. Existirão ainda cerca de 20 postos de jogo Arcade, diversos PCs, PlayStation 5 e XBOX com os títulos mais aguardados e recentes. Destaque ainda para o Simulador Racing com jogos como GT7, F1 2025 e Testdrive para os verdadeiros fãs de velocidade, ou a zona de realidade virtual para experiências imersivas únicas.
Já o Fluviário, com 14 metros de comprimento e 22 mil litros de água, promove uma experiência única com o ecossistema fluvial, com dezenas de espécies de peixes. Para além de dar a conhecer a diversidade do mundo subaquático fluvial, este espaço consciencializa para a preservação dos ecossistemas e das espécies que neles habitam.
De volta, está a Expofacic Kids, com as famosas personagens da animação Madagáscar, com as quais as famílias e crianças podem tirar fotografias. No espaço junto ao campo de futebol haverá ainda um circuito de insufláveis, trampolins, casinhas infantis, Vídeo Both 360 Infantil, Foto Both Infantil, animação de mascotes e espetáculos de teatro / musicais infantis.
O setor comercial e a gastronomia são outras âncoras da maior feira-festa do país, com uma pujante área de negócios, onde estão representadas empresas de referência regional e nacional, e 47 tasquinhas gastronómicas, onde é possível saborear pratos tradicionais da Gândara, Bairrada e Baixo Mondego — do leitão às favas e ao bolo de Ançã, passando pelos afamados vinhos e espumantes da região. Mais informação em https://expofacic.pt/
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.