Barra Cofina

Correio da Manhã

Comunicados de Imprensa

Expofacic é a Melhor Festividade da Península Ibérica

Conquista do Iberian Festival Award nessa categoria, ao ter vencido uma shortlist de 10 eventos nomeados, cinco dos quais espanhóis.
15 de Março de 2019 às 14:56
A vitória do certame de Cantanhede a nível ibérico foi anunciada ontem, no decurso de uma gala realizada no Teatro Afundación, em Vigo, encerrando a quarta edição do prestigiado galardão criado em Espanha para reconhecer a qualidade organizativa dos festivais de música da Península Ibérica.

O Iberian Festival Award distingue a melhor organização de eventos em várias categorias, premiando em cada uma delas um evento na Península Ibérica escolhido entre os respetivos vencedores de Portugal e Espanha. A atribuição do prémio de Melhor Festividade ibérica à Expofacic foi decidida por votação do público, processo que decorreu numa plataforma especializada (SurveyMonkey), por onde são também votados os UK Festival Awards e os European Festival Awards, plataforma essa que garante que cada dispositivo eletrónico apenas realiza um voto.

Helena Teodósio, presidente da Câmara de Cantanhede e presidente da comissão organizadora da Expofacic, não esconde a sua "satisfação por ver o evento distinguido no âmbito de um concurso tão importante à escala da Península Ibérica. Já sabíamos que a extraordinária expressão que atingiu, quer em dimensão e qualidade organizativa, quer em termos de afluência de público, coloca a Expofacic em lugar cimeiro a nível nacional, mas ser distinguida como a Melhor Festividade ibérica significa que está a afirmar-se num campeonato bem mais competitivo, pois venceu entre eventos concorrentes de Portugal e Espanha".

Para a líder do executivo camarário cantanhedense, o resultado "é corolário de uma evolução sustentada na otimização e rentabilização de valências que lhe conferem uma identidade muito própria, fruto do excelente trabalho desenvolvido pelas sucessivas comissões que tiveram a seu cargo a organização do certame. A atratividade da Expofacic e tudo o mais que justifica a atribuição do Iberian Festival Award foi construído ao longo de 29 anos, passo a passo, pelo que o prémio é de toda a gente que participou nesse processo desde a primeira edição, em 1990".

Por essa razão, Helena Teodósio manifesta-se "muito reconhecida a todos quantos contribuíram para fazer da Expofacic aquilo que ela é hoje, a começar pelos trabalhadores da Câmara Municipal e da INOVA-EM, mas sem esquecer os intervenientes que têm um papel crucial no sucesso do evento, como os expositores dos diferentes setores económicos e, noutra vertente, as juntas de freguesia e as associações".

Idalécio Oliveira, presidente do Conselho de Administração da INOVA, empresa municipal que tem a seu cargo a gestão logística, administrativa e financeira do certame destaca, a propósito da conquista do estatuto de melhor festividade ibérica, "o trabalho de equipa, a qualidade na receção dos expositores e do público em geral, a procura de soluções que vão de encontro à diversidade dos interesses e gostos dos diferentes públicos que visitam o certame". Aquele responsável agradece "aos visitantes e a quem votou na Expofacic para melhor festa a nível ibérico e também nacional, demonstrando assim um elevado grau de identificação com o modelo do evento e com tudo o que o ele tem para oferecer".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)